4ª Abertura Oficial da Colheita de Noz Pecan

0
576

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (13) a 4ª Abertura Oficial da Colheita de Noz Pecan, na propriedade Rancho das Águas, de propriedade de Marlei Pranke, João Afrânio dos Santos e Manuela P. dos Santos, localizada no Corredor do Meio, em Encruzilhada do Sul.

O evento organizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), Prefeitura Municipal de Encruzilhada do Sul, com o apoio da Embrapa e Emater, marcou o retorno ao modelo presencial, visto que o evento foi cancelado em 2020, devido à pandemia de Covid-19, e realizado de forma virtual em 2021.

A programação teve início às 9h, com estações que divulgaram técnicas de irrigação e manejo de pomar, e a abertura oficial ocorreu às 11h, contando com a presença do Prefeito Municipal, Benito Pascoal, do Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado, Domingos Velho Lopes e demais autoridades.

O Rio Grande do Sul é o maior estado produtor de noz-pecan no Brasil, respondendo por mais de 70% da produção nacional. O Estado também abriga 90% das indústrias processadoras desta categoria de noz no país. Segundo a Radiografia Agropecuária Gaúcha 2021, a área cultivada de nogueiras-pecan no estado no ano passado era de 6.650 hectares.