Desde o domingo (19), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, participa do Gabinete de Crise no Vale do Taquari, para prestar apoio às comunidades que foram afetadas pelos temporais na região.
Servidores e pessoas privadas de liberdade dos presídios de Encantado e de Arroio do Meio estão atuando em diversas frentes, como limpeza de ruas e estabelecimentos, além da reconstrução de escolas, postos de saúde e hospitais. As ações ocorrem principalmente em Roca Sales, Muçum, Encantado e Lajeado.
Na última terça-feira (21/11), em uma das ações, 11 presos e cinco servidores foram deslocados para efetuar a retirada de entulho de uma escola estadual em Muçum. Já nessa quarta-feira (22/11), 14 apenados e sete policiais penais atuam na limpeza de escolas municipais de Encantado e Arroio do Meio.
O apoio da Susepe se estenderá até o final da semana e terá como prioridade o auxílio na faxina e na organização das escolas do Vale do Taquari, para que as mesmas possam retornar às atividades no menor tempo possível.
Para o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, a mobilização é de grande importância para o Estado. “Vivemos um momento muito difícil, diante dos eventos climáticos severos, em que toda ajuda é necessária e bem-vinda. O trabalho dos policiais penais e dos apenados tem sido um grande apoio na retomada das famílias que residem nos municípios atingidos”, afirmou.
O titular da Susepe, Mateus Schwartz, lamentou que a região esteja passando, pouco tempo depois de sofrer os impactos das enchentes, pelo mesmo drama. “Aquela tragédia abalou todo o povo gaúcho. Houve uma grande mobilização de solidariedade para a reconstrução do Vale do Taquari e, agora, estamos vivendo isso novamente. Estamos mobilizando toda a nossa estrutura e capacidade para auxiliar as vítimas das enchentes”, frisou.
Desde que o Vale do Taquari foi atingido pelas enchentes no mês de setembro, a Susepe já disponibilizou, aproximadamente, mil apenados e 400 servidores para auxiliar os municípios de Lajeado, Venâncio Aires, Roca Sales, Encantado, Arroio do Meio, Muçum, Rio Pardo e Cruzeiro do Sul. Também foram mobilizados agentes e pessoas privadas de liberdade das demais regiões penitenciárias, que participaram de um mutirão de limpeza e da doação de itens produzidos pelos custodiados, como pães, esteiras térmicas e barras de sabão.
Para a delegada penitenciária da 8ª Região, Samantha Longo, a participação das equipes da Polícia Penal em eventos climáticos agiliza o retorno às atividades, levando normalidade, o quanto antes, à população, diminuindo os transtornos causados e inserindo o sistema prisional no trabalho de gerenciamento das crises, em auxílio às demais instituições.
Fonte: Portal Arauto e Assessoria de Imprensa