AGENDA l Manteiga x Margarina

0
218

Primeiro a manteiga: a manteiga surgiu a mais ou menos dez mil anos atrás, quando nossos ancestrais começaram a domesticar animais. Porém, a primeira referência feita à ela na história é de uma ilustração mostrando como era produzida e tem cerca de 4.500 anos

         Depois a margarina: a história do surgimento da margarina está relacionada ao ganho do prêmio de Hippólyte de Mége Mouriés, no ano de 1869. Prêmio esse, proposto pelo governo de Napoleão para quem descobrisse um produto semelhante à manteiga, mas que fosse facilmente conservado e tivesse preços mais razoáveis.

         Diante dos fatos, vamos ao que interessa…

         Pois ultimamente ressurgiu o debate do que é mais saudável apreciar, se a manteiga ou se a margarina.

         Vamos encontrar quase 98% de votos favoráveis, principalmente na área médica, de que a manteiga é muito mais saudável que a margarina.

         Tenho certeza, ainda mais depois da onda da “geração saúde”, que neste quesito a margarina perde e por muito longe.

         Coisa que vem acontecendo com diversas outras coisas que antes eram consideradas malefícios para a saúde e, agora, descobrem-se saudáveis, como o ovo e o café, por exemplo.

         Aqui as discussões são bem mais acaloradas, mas existem “N” exemplos e eu conheço uma senhora de 92 anos que até hoje, no café da manhã, come três ovos batidos com bacon, pão e manteiga.

         Ah, mas o pão é integral? Nada. Pão branco, com tudo o que tem direito.

         Aliás, seu médico não se conteve e perguntou qual era a sua primeira refeição do dia, pois tinha sempre boa saúde e esta receita veio de pronto: café com leite, três ovos mexidos com bacon, pão e manteiga.

         Mas, enfim, não quer dizer que seja uma regra, portanto, não levem o exemplo “a ponta de faca”.

         Sempre é bom que um médico faça a sua avaliação.

         Voltando “a vaca fria” (um dia ainda vou buscar o porquê de vaca fria e lhes informo), existe um porém entre a manteiga e a margarina, que dá vantagens para a segunda…

         A hora de lambuzar no pão, ou na bolacha, ou seja, em que for.

         A margarina sempre está “tenra”, digamos assim, e a facilidade com que ela desliza em cima de uma generosa fatia de pão quentinho é de ficar com água na boca, ao passo que a manteiga, por estar sempre rígida, pela conservação na geladeira, mesmo que a margarina também seja conservada do mesmo jeito, não tem essa cremosidade toda.

         A manteiga tirada da geladeira não desliza na fatia quentinha do pão, ela fica em pedaços, ela é complicada de tirar do pote com a faca, ela precisa de um tempo fora da geladeira para se tornar competitiva com a margarina, ou…

         Ou, precisa ser tirada de um dia para o outro…, mas e no verão?

         Agora entra o que eu vim aqui segredar para vocês…para que a manteiga seja mais bem aproveitada em seus lares e entre com mais força nesta competitividade com a margarina.

         São técnicas que no decorrer da vida a gente aprende e, muitos de vocês também já devem saber:

Primeiro truque – coloque a sua manteiga dentro de um pote próprio para ela, no caso a manteigueira e, ao invés de levá-la para a geladeira, enche-a de água até cobri-la e guarde-a no armário.

         Não se assuste, ela não vai estragar e você a terá sempre macia para apreciá-la.

Segundo truque – mas, caso você não levar fé no primeiro truque e quiser conservá-la na geladeira, não tem problema nenhum, pois na hora de utilizá-la, retire-a da geladeira e, com um coador desses de arame fino, raspe-o na superfície da manteiga e a terá super macia para passar naquele generoso pedação de pão quentinho…com três ovos mexidos, bacon e uma linda xícara de café com leite.

         Vivendo e aprendendo.

…não tem de quê!