AGENDA l T.O.C

0
233

  Em primeiro lugar vamos traduzir esta sigla: Transtorno obsessivo-compulsivo.

         As causas do TOC são de origem física e psicológica e é caracterizado por obsessões ou compulsões recorrentes, causando desconforto aos pacientes.

         Um de seus sintomas mais característicos é a repetição de atos.

         Não sou eu quem o diz, mas sim a medicina especializada na causa e efeito desta doença.

         Vocês devem saber mais do que ninguém que aqui no nosso país, um dos maiores representantes desta doença chama-se nada mais e nada menos do que o Rei Roberto Carlos.

         Dentre tantas manias ou superstições do Rei, que se originam no TOC, estão nas roupas que ele veste e que exige que seus convidados vistam, para estarem nos seus shows ou na sua presença.

         Eu tinha um colega bancário que tinha problemas com os números.

         Por exemplo: se ele fosse somar 2 + 2, ele ficava dizendo baixinho…dois mais dois são quatro, dois mais dois, quatro, dois e dois é igual a quatro…dois e dois são quatro…até se convencer que realmente 2 + 2 = 4.

         Alguém aí já viu uma partida de tênis com o Rafael Nadal?

         Eu desisti de olhar.

         Como eu também tenho uma leve tendência ao TOC, fico ansioso com toda a rotina dele a cada vez que vai sacar…coça nariz, coça as orelhas, ajeita o calção, todas, mas todas as vezes… a cada vez que vai beber água e isotônico, quando coloca simetricamente as garrafas sempre no mesmo lugar e a toalha ao lado da quadra que usa para secar o suor.

         Sem falar nos pulinhos para entrar e sair da quadra.

         Que angústia!

         Eu não fujo muito do TOC, pois se eu me sentar por algum tempo em qualquer antessala de qualquer espécie, logo me pego contando as lâmpadas do lustre, as vigas que estão no teto, os quadros que porventura estão nas paredes…

         Meu TOC é contar.

Tem gente que tem TOC com placas de carro…sempre estão a ler aqueles números e letras.

         Outro grande amigo não se deita após o almoço sem colocar o pijama e esticar totalmente os lençóis.

         Imaginem quem já tinha compulsão por lavar as mãos, e não são poucos, agora na pandemia…gastaram as mãos embaixo d’água…

         Outros que eu já notei, por exemplo, se forem fechar a porta da sua casa, ou de seu carro, revisam-na por inúmeras vezes com o intuito de verificar se realmente fecharam a bendita porta.

         Os jogadores de futebol não me convencem que aquela “benzeção” ao entrar ou sair de campo não é um TOC.

         Meu Jesus, quantos sinais da cruz as criaturas fazem…

         Por outra já vi gente contar que, após tomar o banho, se o chuveiro é daqueles que ficam pingando após fechar a torneira, não deixam de contar quantos pingos caem até parar.

         Imagino a cena: o cara se secando e contando…um, dois, três, vinte…vinte e um…vidrado no chuveiro.

         E, por falar em pingo do chuveiro, nada supera ao que um certo jornalista contou o que acontece com ele.

         Findo o banho, ele começa a secar-se no próprio box, contudo e por uma casualidade do destino um pingo lhe cair por exemplo em suas costas secas, abre novamente o chuveiro e toma outro banho.

         Imaginem se ele tivesse aquelas duchas que só param de cair pingos depois de meia hora do banho encerrado…nunca mais sairia debaixo do chuveiro.

         Não tem o que não haja.