APRODECH teve extensa programação na Semana Farroupilha

0
505

Após dois anos de interrupção por conta da pandemia da Covid-19, neste ano a Associação Pró Desenvolvimento da Chapada – Aprodech teve novamente seus tradicionais festejos em comemoração a Semana Farroupilha.

As atividades iniciaram no dia 13 de setembro, quando uma comissão de tradicionalistas pegou uma centelha da Chama Crioula junto ao quartel da Brigada Militar.

Já no final da tarde do dia 17 a centelha foi entregue aos responsáveis pelo evento no momento em que o presidente Newton Leal Belém declarou iniciada a XV Ronda da APRODECH. No galpão de fogo uma tertúlia livre com músicos locais animou os presentes. Durante a noite foi servido um carreteiro como já é de costume no sábado a noite.

 

No domingo as atividades tiveram início às 07 horas com a recepção de piquetes, associações visitantes, autoridades e público em geral com um café de chaleira. Logo em seguida os cavalarianos se reuniram e partiram para uma cavalgada de 5km, de onde iniciaram o desfile de volta até a associação conduzindo a Chama Crioula, e as respectivas bandeiras da entidade.

Na chegada o presidente da Associação comandou o cerimonial agradecendo e saudando a todos. Entre as autoridades estavam o prefeito Benito Paschoal, o presidente da Câmara, Luiz Carlos Galera e os vereadores Jeferson Rodrigues, Cristina Boni e Sidnei Nunes, também o assessor jurídico da Câmara de Vereadores, Ubiratan Nunes e o coordenador de cultura do município Cuca Neto.

Ao final do protocolo sob forte emoção foi entregue uma homenagem aos familiares de Luiz Rodrigues da Silveira que faleceu a pouco mais de um ano. Seu” Luiz” como era chamado foi um dos fundadores da APRODECH e um grande apoiador do tradicionalismo e da Associação.

Logo em seguida foi celebrada uma missa crioula que em todos os anos é muito esperada pela comunidade. Ao meio dia um almoço com churrasco e um cardápio variado foi servido. A tarde começou com a parte cultural da Ronda, quando teve a apresentação do Grupo de Danças: Laços do Passado que pertence ao Centro Nativista Estância da Tradição, de Cachoeira do Sul. A programação prosseguiu com uma animada reunião dançante até o entardecer, na hora em que foram arriadas as bandeiras e extinta a Chama Crioula encerrando uma das maiores festas farroupilha já promovidas na Associação.

Sobre a Aprodech
A Associação atua na promoção social, de serviços, desenvolvimento e também para o lazer e bem estar dos seu associados sem deixar de estender o apoio a toda a região da Chapada, Palminha, Palma, Piquiri, Coxilha Grande e parte do Cerro dos Peixoto na divisa com Cachoeira do Sul. Estando portanto localizada ao norte de nossa sede Encruzilhada do Sul a uma distância de 50 km.

A APRODECH tem em sua estrutura administra o Seu Núcleo Tradicionalista atualmente liderado por José Luiz Borba, Nilton Belém e Tiago Wrasse.

Fotos: Cristina Boni