Assembleia elege nova diretoria executiva do Corede nesta terça-feira

0
195
Nesta terça-feira (12) será realizada a assembleia de eleição da diretoria executiva do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), para a gestão 2022/2024. De acordo com o calendário eleitoral, as eleições deveriam ter sido realizadas em 2021, mas em virtude da pandemia da Covid-19, o pleito foi postergado em um ano.

Conforme rege o estatuto, a diretoria executiva é composta pelos cargos de presidente, vice-presidente, secretário, 2º secretário, tesoureiro e 2º tesoureiro. Além desses, também compõem o Conselho Fiscal, formado por três integrantes titulares e três suplentes.

Publicidade

O Corede é presidido por Heitor Álvaro Petry, que está à frente da instituição desde 2016, quando a então presidente, Mariza Terezinha da Motta Christoff, se afastou por motivos de saúde, concluindo aquele mandato. Em junho de 2017 ele foi eleito e, em julho de 2019, reeleito a presidência.

Para a comissão eleitoral, composta por Beatriz Elena Funck Rosauro, Jeferson Souza Klunk e Salete dos Passos Faber, foi cumprido o que estipula o Regimento Eleitoral, tendo sido o edital convocatório para as eleições divulgado em jornal com dez dias de antecedência ao pleito eleitoral, e amplamente divulgado por e-mail, site e redes sociais do Corede/VRP. De acordo com o edital nº 03/2022, o processo eleitoral para o registro de chapas dos candidatos interessados em concorrer às eleições da Diretoria Executiva do Corede poderá ser feito junto à Comissão Eleitoral, de 01 a 10 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sala 2710, bloco 27, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Pubicidade

Portanto, a nova diretoria executiva será conhecida em Assembleia Geral Regional no próximo dia 12 de julho, às 9h, na sala 101 da Unisc. Além da votação, a assembleia terá outros assuntos de pauta, como apreciação da última ata da assembleia; a atualização do Plano Estratégico Regional, com a participação do professor Dr. Markus Erwin Brose, do PPGDR/Unisc, que vai apresentar os resultados preliminares da repercussão dos projetos e a evolução dos indicadores regionais 2017-2022; leitura e posse das indicações para os segmentos da assembleia; e assuntos gerais. Interessados poderão acompanhar a assembleia na pauta que será discutida, no entanto, só poderão votar na eleição que define a Diretoria e o Conselho Fiscal, quem for integrante da assembleia, que estará devidamente identificado com um crachá assim que assinar a lista de presença e receberá uma cédula para votação.

O colégio eleitoral do Corede/VRP é formado pela Assembleia Geral Regional, que é o órgão máximo de deliberação da instituição, sendo constituída tanto por membros natos (11 segmentos e 92 titulares), como também por membros eleitos e/ou indicados para os segmentos da sociedade civil organizada (19 segmentos e 30 titulares) totalizando 30 segmentos e 122 membros titulares.

Publicidade

Confira quem tem direito a voto nas eleições:

  • Diretoria Executiva
  • Senadores, Deputados Federais e Estaduais com domicílio eleitoral na região
  • Prefeitos dos municípios que compõem o Corede
  • Presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios que compõem o Corede
  • Presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento-COMUDES
  • Ex-presidentes
  • Representante de Universidade ou Instituição de Ensino Superior na região
  • Representante da Emater/RS-Ascar
  • Representante do Centro Vocacional Tecnológico
  • Representante do Polo de Modernização Tecnológica
  • Representante do Parque Científico e Tecnológico Regional

Além dessa representação descrita acima,dos membros natos, também compõem a assembleia do Corede várias categorias da sociedade civil organizada, como classe trabalhadora, classe empresarial, uniões de associações comunitárias, cooperativas da região, micro e pequenos empresários, Aturvarp, sociedade civil legalmente organizada, agremiações estudantis, área da educação, da saúde, do meio ambiente, da segurança pública, ONG’s, órgãos públicos em nível estadual, Comitê Pardo, desenvolvimento local e regional, pessoas com deficiência, Corepe Trecho 08 e APL de Agroindústria e Alimentos. Toda a representaçãoé acompanhada de suplência, sendo que os segmentos variam de um a quatro representantes, conforme a categoria.

Fonte: Portal Arauto