Assembleia Legislativa lança frente parlamentar pela prevenção à violência nas escolas

0
1206

Proposta pela deputada Luciana Genro (PSOL), a Frente Parlamentar pela prevenção à violência nas escolas será lançada nesta quinta-feira (13). O evento ocorrerá após a sessão plenária, no Espaço Convergência, térreo da Assembleia Legislativa, e será transmitido ao vivo pelo Youtube da TV Assembleia.

Publicidade

Na ocasião ocorrerá também uma audiência pública para debater o tema, proposta pelo Fórum Democrático da Assembleia e idealizada pela Associação Mães e Pais pela Democracia, cuja presidente de honra é a socióloga Aline Kerber, especialista em prevenção à violência nas escolas. Luciana Genro vem pautando a necessidade de políticas de prevenção à violência nas escolas diante dos casos recentes de atentados.

A melhor solução é prevenir, e para isso o estado precisa urgentemente criar um protocolo de ação nas escolas e orientar toda a rede de ensino sobre como agir em caso de suspeitas de atentados. Além disso, é preciso cumprir a lei federal que determina a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas e combater as redes de ódio vinculadas à extrema direita, já que a ampla maioria dos jovens que cometem esses ataques ostentam símbolos nazistas e fascistas e são aliciados por estes grupos”, disse a deputada.

A instalação da Frente Parlamentar ocorrerá dois dias após seu requerimento ter sido apresentado na Assembleia, colhendo imediatamente a assinatura de 23 deputados. Para Luciana Genro, a celeridade no processo é uma demonstração do interesse do Legislativo em tratar do tema. “Precisamos dar uma resposta diante do clima de medo e apreensão que a comunidade escolar está vivendo. A Frente Parlamentar será um espaço de proposição de políticas públicas e de escuta de pais, mães, alunos e professores, além dos especialistas no tema”, explicou.

Fonte: Assessoria de imprensa