Cavaleiras De Trança e Espora trazem a Centelha da Chama Crioula

0
586

O Grupo de Cavaleiras de Trança e Espora e o GAN Chimango foram até Santa Cruz do Sul para buscar uma centelha da chama crioula. Este ano o símbolo dos Festejos Farroupilhas é a Anita Garibaldi.

 

O grupo formado por mulheres, crianças e homens saiu de Encruzilhada no dia 3 de setembro. No dia seguinte, na localidade Alto Paredão, receberam uma centelha da Chama Crioula.

De Trança e Espora chegou à Encruzilhada no dia 7 de setembro, depois de percorrer 150 quilômetros, trazendo a Chama Crioula oficial da 5ª Região Tradicionalista.

“Nós saímos de Alto Paredão, onde foi acesa e distribuída a Chama Crioula oficial da 5ª Região Tradicionalista, no sábado, dia 04 de setembro, andamos o trajeto previsto e embarcamos nossos cavalos, descarregando em Rio Pardo, de onde viemos totalmente a pata de cavalo! Foram 30 quilômetros por dia”, destacou a patroa Maitê Damé Teixeira Lemos.

O prefeito Benito Paschoal visitou o Grupo no acampamento na Cabanha do Iruí, de propriedade de Álvaro Moreira. “Desconheço feito parecido de uma vez mulheres irem representar Encruzilhada e receber uma Centelha da Chama Crioula”, destacou Benito.

O Grupo de Cavaleira De Trança e Espora tem como patroa Maitê Teixeira Lemos e o GAN Chimango conta com a patroa Ioni Correa, que juntas foram pela primeira vez com um grupo de mulheres em busca da Chama Crioula para o município.

Nesse domingo, 12, o De Trança e Espora está entregando uma Centelha ao Grupo Resgatando a Cultura e GAN Chimando, no evento IV Resgatando a Cultura Gaúcha que está acontecendo em formato online. Amanhã será a vez do CTG Sinuelo da Liberdade receber a Centelha da Chama Crioula das mãos do Grupo De Trança e Espora.