CISMAS l Mulheres churrasqueiras

0
198

        Tenho lido por aí que as mulheres, já de algum tempo, estão se firmando e muito bem na frente das churrasqueiras.

        Invertem-se as coisas, pois a grande maioria dos homens estão assumindo o fogão.

        Vejam que simbiose está acontecendo nos lares das famílias brasileiras.

        Ainda não tive o privilégio de apreciar um belo churrasco comandado por uma mulher, mas creio que isso não vai tardar muito.

        É preciso ainda quebrar alguns paradigmas, principalmente mais aqui para o sul do Estado, onde as tradições são mais arraigadas.

        No entanto o homem na cozinha já vem de muito e muito tempo, mesmo porque, lá quando das carreteadas, eram os peões quem cozinhavam, naturalmente, fazendo o velho e tradicional carreteiro de charque, que é uma maravilha da culinária gaúcha.

        E mais ainda, o homem moderno já participa de cursos de culinária, não para ser uma profissão, mas para agregar conhecimentos da cozinha brasileira e internacional, e é quando a sua família e seus amigos passam a ser os comensais.

        Ultimamente tenho apreciado e muito em ser um comensal, ou como se diz no popular mesmo: cobaia.

        Mas, voltando…

        Recentemente houve um evento na Capital do Estado, onde foi ministrado curso para mulheres, no aperfeiçoamento de assar carnes, conhecer os tipos de cortes e a conjunção que pode haver na grelha com os assemelhados, que cada vez mais estão presentes, como por exemplo o pimentão.

        O pão de alho comprado no açougue junto com a carne, já é uma realidade afirmada e confirmada, se bem que o pão cacetinho que sobrou de um dia para o outro também é intensamente aproveitado.

        Fácil de recheá-lo com inúmeras maneiras: uma delas é com maionese batida em casa, com cebola, tomate, e um pouquinho de alho, fica uma delícia…depois é só encostar na brasa, mas com muito cuidado, pois queima muito fácil, como acontece na maioria dos casos se o assador ou a assadora não estiver atento(a).

        Churrasco requer música, requer pessoas, requer uma cervejinha, churrasco é muito família.

        E daí que me disseram que a falta de matos de acácia está prejudicando o nosso churrasco família.

Como assim?

Pois é, hoje o nosso churrasco encareceu bastante tamanho o preço das carnes e, com tudo isso, ainda a acácia faltando, encareceu mais ainda.

O carvão!

Quanto você está pagando o saco de carvão?

Pois pasmem, senhores e senhoras…tem cidades que o preço de 1 saco de carvão de 4 kg está custando a bagatela de R$ 25,00.

Pode isso?

Sei lá, pois se é verdade que está faltando madeira para fazer o carvão, nós aqui da ponta é quem vai pagar a conta, como sempre.

Entretanto, sempre tem uma saída e a solução para driblar o preço do carvão, que muitas pessoas me dizem que estão fazendo, é comprar o saco de lenha que é mais barato.

Não deixa de ser uma opção, com toda a certeza.

Justo quando as mulheres estão decididas a ocupar as churrasqueiras, o nosso churrasco torna-se um pouco mais raro.

Mas, mesmo assim eu acredito nas habilidades delas, pois elas são minuciosas, cuidadosas, jeitosas…já estou imaginando uma costela ou uma prime espetada por elas…deve ser uma perfeição…ah, não, devem utilizar somente a grelha argentina, porque a de moeda dá muito trabalho para limpar…conhecimento de causa.

Um ótimo final de semana e um maravilhoso churrasco em família para todos vocês…com as mulheres churrasqueiras!