CISMAS l Só para outubro…

0
225

A pressão arterial aumenta no inverno?
“No frio, existe uma vasoconstrição, ou seja, os vasos se contraem e fazem com que a pressão fique mais alta que o normal.
Durante os dias mais frios do ano é importante se atentar à pressão arterial: isso porque é justamente quando as temperaturas caem que ela pode subir. Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, durante o inverno o número de infartos cresce, em média, 30% e os de AVC, 20%.
Nestes dias o organismo se esforça para manter o calor interno do corpo.
O metabolismo fica mais acelerado para evitar a perda de calor, que tem como objetivo manter o funcionamento dos órgãos vitais internos.
Como as paredes dos vasos sanguíneos se contraem, o coração precisa fazer mais força para mandar o sangue para as extremidades do corpo.
Além disso, o consumo de água é menor com baixas temperaturas, fazendo com que haja desidratação.
Tudo isso faz com que o sangue se torne mais denso e viscoso, coagulando com mais facilidade, e colaborando para o aumento da pressão sanguínea.”
Fonte: centromedicoberrini.com.br

Eu tinha cismas com essa história de que a pressão arterial, no inverno, se alterava por causa justamente da vasoconstrição.
Ao menos era o que “o povo dizia”.
Se hoje fizermos uma pesquisa, e esta afirmação é minha, portanto não faz parte de nenhuma pesquisa, quanto mais científica, eu diria que 80% das pessoas de meio século em diante, possuem a pressão arterial alterada.
Os motivos são os mais diversos possíveis, como a vida atribulada dos dias de hoje, problemas no trabalho, falta de exercícios físicos, ou seja, o sedentarismo, má alimentação, entre tantos outros…
E, quando chega o inverno, as coisas se complicam mais ainda.
Como vimos acima, um dos motivos da pressão arterial se alterar no inverno é a perda de calor do corpo, quando os vasos sanguíneos se contraem.
Portanto, não esqueçam de manterem-se sempre bem agasalhados, mesmo dentro de casa.
E, como eu não fujo desta maioria de hipertensos, chega no inverno e minha pressão arterial resolve sempre dar as caras.
Desta vez eu estou achando (olha só o “achômetro), que os remédios precisam ser trocados, pois de tempos em tempos, no meu caso, eles precisam ser atualizados.
Então, nada melhor e mais aconselhável do que ir a um cardiologista, pois jamais se pode automedicar, o que é totalmente inadmissível.
Fui-me à lista dos cardiologistas, à procura de uma consulta, a qual não precisasse esperar muito tempo, pois a saúde em primeiro lugar e, se der, “para ontem”.
Procura daqui, procura dali, liga prá cá, liga prá lá…achei um médico credenciado pelo meu convênio (afinal de contas a gente paga convênio para usufruí-lo…) e, justamente na cidade de minha preferência, contudo…
– Alô, é do consultório do Dr. Fulano?
– Sim, pois não?
– Gostaria de marcar uma consulta.
– Do que se trata, por favor?
– Gostaria de ajustar o meu remédio para a pressão arterial, a Sra. sabe, chega no inverno e as coisas complicam por isso o motivo da consulta.
– Ah, sim, pois não…deixa eu ver aqui…
– Lhe aguardo.
Após alguns poucos minutos, a resposta:
– Pelo seu convênio, eu tenho hora para outubro. Posso marcar?
Tuuuuuuuuuuuuuuu!