CTG Sinuelo da Liberdade comemora 39 anos de existência

0
368

Foi com muita alegria e satisfação que o CTG Sinuelo da Liberdade abriu as portas para receber os amigos, visitantes e integrantes no sábado, dia 23 de julho, data que em 1983 nascia a entidade, com o lema “cultivando a tradição, divulgamos o Rio Grande”, tendo como cores oficiais o vermelho e branco e como símbolo máximo, a Calhandra, ave que só canta em liberdade.

No cerimonial de abertura do evento, estavam presentes o Patrão Adriano Coelho, o Capataz Luinny Damé, a Sota-Capataz Adriana Lau, a 2° Sota-Capataz Elodina Domingues, a Agregada das Pilchas Giovana Luciano, o 2° Agregado das Pilchas Josino Rosa, além dos Diretores de Departamentos: Jairo Fagundes na Campeira, Deise Job e Leonardo Coelho na Artística, Nestor Rosa nos Esportes Campeiros, Giovana Luciano no Cultural e Projetos, Jalma Lopes nas Cavalgadas e Mário Rael Júnior no Jovem.

Publicidade

Foram convidados para compor o protocolo a 1ª Prenda Pré-Mirim da 5ªRT Olívia Duarte Rocha, a 1ª Prenda do Sinuelo Adelaide Langassner, os ex-Patrões, as Prendas e Peões 21/22: Deise Job, Gabriela Borba, Leonardo Coelho, Jordana Fagundes, Lívia Costa, Mário Junior, Henrique Oliveira, Enrico Nunes, Isabela Preussler e Mariana Lemes. O evento contou ainda com a presença de vereadores e diversas autoridades.

A animação musical foi a cargo do Grupo Pegadão Gaúcho, que colocou todos para dançar e fechou esta noite incrível, com chave de ouro.

Sobre o Sinuelo

A entidade passou por diversas Patronagens, várias mãos comandaram o Sinuelo e colaboraram para a sua evolução física e cultural. É um projeto sonhado, planejado, discutido, elaborado e forjado com a mais pura essência no que tange o tradicionalismo, a cultura e o folclore gaúcho. Sua trajetória e suas conquistas nestas quase quatro décadas são em todos os ramos do movimento organizado: com a campeira na cancha, com as Invernadas artísticas nos tablados, com as equipes de truco pelos torneios Rio Grande a fora, com os declamadores, intérpretes, gaiteiros e instrumentistas pelos palcos dos festivais e com o seu Prendado através dos concursos regionais e atividades sociais, enfim, cada integrante, no seu respectivo e importante Departamento, constrói um pedacinho dessa história.

O CTG Sinuelo da Liberdade foi fundado para trazer consigo a valorização do ser humano que tem sentimentos e sonhos a realizar. Planejado para oferecer a todos aqueles que tem em suas veias o sangue rio-grandense. Uma homenagem a tudo que é cultuado nestes ambientes, fruto de um trabalho que deve ser exemplificado pela ação e resultados práticos em manter e divulgar a tradição gaúcha como uma cultura familiar, representada na amizade entre gerações.

Publicidade

Depois de dois anos afastados das atividades presenciais, realizando seu aniversário e inúmeros outros projetos através de lives e mensagens virtuais, na noite do dia 23, as comemorações retornam para a entidade, mas sempre atentos as medidas contra a covid-19.

Comemoração/Homenagens

Após as homenagens, os Grupos Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulto e Veterano realizaram suas apresentações e finalizaram juntos com uma linda e importante integração.

Durante o evento, a Patronagem fez a entrega da Menção Honrosa Calhandra de Ouro. Esta honraria foi criada para homenagear os representantes do Sinuelo que obtiveram resultados estaduais históricos e significativos. Foram agraciados em 2022, os seguintes:

* Grupo Adulto – ENART 2018 – 11° lugar força B

* Anderson Fonseca – Declamação – Bi-Campeão do ENART, Campeão Nacional do FENART e recentemente Campeão do Festival dos Festivais ENART e Fegadan

* Anderson Louzada, Diego Christoff e Péricles Almeida – Truco – 3° lugar Estadual 2003

* Nestor Rosa, Everton Carvalho, Ramiro Batistela e Vagner Macedo – Truco – Campeões Estaduais 2005

* Cleomar Lourenço – Patrão na Gestão que a entidade foi agraciada com a Comenda João de Barro – 2017

* Lilian Moraes Ferreira – 2ª Prenda Mirim do RS 2000/2001 – representando o Sinuelo

39 anos

Fonte: CTG Sinuelo da Liberdade / Edição: Jornal 19 de Julho