Encontro reunirá jovens rurais empreendedores de todo o Estado

0
206
Jovens rurais de diversas regiões do Estado irão participar, nesta sexta e sábado (09 e 10/09), do Encontro Estadual de Juventude Rural com o tema “Sucessão Rural, potencialidades e sustentabilidade”, no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul.
Promovido pela Emater/RS-Ascar, o evento visa contribuir com a permanência dos jovens no meio rural ao fomentar o seu desenvolvimento nos quesitos sociais, econômicos, ambientais e de gerenciamento da unidade de produção, reforçando as perspectivas de sucessão rural. “Além disso, busca integrar os jovens rurais que fizeram o Curso de Empreendedorismo nos Centros de Treinamento da Emater/RS-Ascar das diferentes regiões do Estado, a troca de experiências através da convivência e apresentação de suas propriedades no Dia de Campo que integra a programação, e trazer um panorama da agricultura como forma de motivar os jovens para que tornem seus empreendimentos rurais negócios rentáveis e atrativos”, afirma a coordenadora Estadual de Aters para juventude e mulheres rurais, Clarice Vaz Emmel Böck.
Publicidade
O evento contará com a presença de aproximadamente 300 jovens que participaram dos Cursos de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural organizados pela Emater/RS-Ascar desde 2018, com o acompanhamento dos extensionistas rurais dos respectivos municípios e regiões de Bagé, Caxias do Sul, Erechim, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas e Porto Alegre. Também será aberto para jovens da região de Caxias do Sul, como é o caso da Escola Família Agrícola.
O Encontro conta com o apoio da Prefeitura, Secretaria da Agricultura, Sindicato dos Agricultores Familiares e Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, e o patrocínio do Sicoob, Sicredi Pioneira e Cooperativa Vinícola Aurora.
Publicidade
Curso contribui para a sucessão rural
Conforme levantamento junto aos municípios de atuação da Emater/RS-Ascar, a sucessão familiar é um dos temas mais sensíveis no meio rural, pois cada vez mais ocorrem deslocamentos dos jovens para os grandes centros urbanos a procura de novas oportunidades que não encontram na propriedade rural, por falta de apoio da família ou por falta de enxergar na propriedade uma alternativa rentável.
O Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural é uma das ferramentas que a Emater/RS-Ascar utiliza para contribuir na construção de possibilidades de permanência dos jovens no meio rural para serem protagonistas e empreendedores do processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, reforçando perspectivas de sucessão rural.
Publicidade
A proposta pedagógica prioriza a participação ativa dos jovens no processo de capacitação, com incentivo ao diálogo e a conciliação da parte teórica com a prática, “aprendendo a fazer fazendo e entendendo”. Outro aspecto fundamental é que o processo vivenciado pelos jovens seja compartilhado com os pais, fortalecendo o diálogo intrafamiliar. Assim os jovens, junto com suas famílias, assumem responsabilidades na elaboração de projetos individuais e comunitários, levando em consideração os aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais através das vivências, experimentação e/ou de troca de experiências que o curso proporciona. Até o momento, mais de 300 jovens participaram dos cursos nas diversas regiões, com projetos produtivos implantados, sendo que alguns deles serão apresentados no evento, através do Dia de Campo. Na região de Caxias do Sul, participaram do curso neste ano jovens de Gramado, Canela e São Francisco de Paula.
Fonte: Emater RS