Encruzilhadense associado do Rotary no RS é reconhecido internacionalmente por trabalho de inclusão

0
870

Anderson Zerwes, do Rotary Club de Encruzilhada do Sul (RS), é um dos seis associados do Rotary no mundo a receber o Prêmio Rotary Pessoas em Ação: Campeões da Inclusão por promover o debate e ações de inclusão no Rotary, ajudando a criar um ambiente mais aberto e receptivo a pessoas de diferentes origens dentro da organização.

Associados do Rotary ao redor do mundo estão entrando em ação para fortalecer e empoderar comunidades historicamente marginalizadas e sub-representadas aumentando seu acesso a serviços de saúde, educação, oportunidades econômicas e participação cívica.

Publicidade

Anderson liderou a criação de um Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão para os associados do Rotary e Rotaract no Brasil em maio de 2022 (@cdeibrasil). Desde então, vem trabalhando com eventos, webinares, palestras e outras iniciativas para tornar o Rotary, uma organização centenária, um lugar onde todas as pessoas tenham seu espaço. O objetivo é que pessoas de diferentes características (cores, gêneros, identidades ou orientações sexuais, deficiências e religiões, entre outros aspectos da diversidade, se sintam acolhidas, incluídas e estimuladas a participar dos projetos humanitários da organização.

Anderson irá apresentar seu trabalho na Fundação Desmond & Leah Tutu, na Cidade do Cabo, na África do Sul, no próximo dia 4 de abril. A apresentação será feita para uma plateia de filantropos, representantes de organizações internacionais e associados do Rotary. Além do trabalho do brasileiro, outros cinco associados do Rotary irão apresentar suas iniciativas sobre:

Publicidade
  • Ensino de crianças com baixa visão e de campos de refugiados para que se expressem por meio da música na Turquia;
  • Educação e alimentação de crianças com deficiência intelectual em Uganda;
  • Empoderamento de comunidades de transgêneros na Índia, oferecendo acesso a cuidados de saúde, emprego e promoção da causa;
  • Apoio e relacionamento com comunidades indígenas no Canadá;
  •  Construção de uma cultura inclusiva como defensora e mentora para mulheres e pessoas negras no estado da Geórgia, nos Estados Unidos.
  • Publicidade

“O comitê é um espaço que proporciona integração, educação, conhecimento e esperança para as pessoas”, aponta Anderson. “É um espaço de troca que me fez encontrar meu propósito, ao perceber que o projeto tinha sido validado pelas outras pessoas que foram embarcando em nossas iniciativas, participando de nossas ações e sendo relevantes para as comunidades as quais elas pertencem”.

“As ações tomadas por esses associados do Rotary exemplificam nosso compromisso de unir as pessoas para criar um mundo mais justo, aberto e inclusivo”, destaca Jennifer Jones, presidente do Rotary International. “Nós somos uma organização que encontra uma base comum em nossa humanidade e em nosso desejo de criar mudanças duradouras em nossas comunidades, no mundo e em nós mesmos. Todos os dias, usamos das perspectivas diversas de nossos associados para lutar contra as desigualdades, promover a paz e lidar com desafios humanitários em todo o globo”.

Os associados do Rotary ao redor do mundo desenvolvem e implementam projetos sustentáveis voltados às comunidades que combatem doenças, promovem a paz, fornecem água limpa, apoiam a educação, promovem a saúde de mães e filhos, fazem crescer as economias locais e protegem o meio ambiente. A Fundação Rotária já investiu mais de US$ 5,5 bilhões para apoiar programas nessas áreas ao redor do mundo. Mais informações sobre a premiação estão disponíveis no link: https://www.rotary.org/pt/6-rotary-members-honored-people-action-champions-inclusion.

Fonte: Imprensa Rotary Club