O governador Eduardo Leite prestigiou na tarde deste sábado (3), na capital paulista, a inauguração da casa modelo do Movimento União BR, entidade especialista em criar hubs de emergências para desastres climáticos e que reuniu dezenas de entidades e empresários para doar 500 unidades habitacionais para desabrigados pela enchente de maio no Rio Grande do Sul.
Feitas em parceria com a SteelCorp e o Instituto Leroy Merlin Obramax, as casas, construídas pelo método light steel frame, serão produzidas em uma fábrica temporária localizada na Ulbra, em Canoas. O evento de apresentação foi realizado na unidade da Leroy Merlin na Marginal Tietê, em São Paulo.
Para além da doação propriamente dita, que vai chegar nas pessoas e vai transformar a vida delas, essa mobilização tem um efeito moral, porque injeta energia e uma sensação, uma percepção em cada um de nós, seja em quem está na vida pública, como eu, ou em cada um dos gaúchos de que não estamos sozinho. Que a gente vai ser capaz de superar esse imenso desafio”, afirmou Leite. “É muito mais do que o valor da casa ou de qualquer item que esteja sendo doado ou colocado lá. É o valor de impulsionar todo o povo de um Estado diante de um imenso desafio para a superação. Muito obrigado por esse gesto”, completou o governador.
“O meu sonho virou o sonho de muitos. E nada disso seria possível sem o apoio de todos vocês. Ninguém faz nada sozinho. Muito obrigado a todos que fizeram parte desse caminho”, afirmou a presidente do Movimento União BR, Tatiana Monteiro de Barros.
Cada casa terá custo de R$ 110 mil. As unidades medem 44 metros quadrados e têm dois dormitórios. Serão entregues com todos os acabamentos, louças de banheiro e eletrodomésticos. O movimento ainda fará esforço extra de arrecadação para custear o mobiliário. O Instituto Mulher em Construção irá capacitar mulheres para atuar nas obras, gerando também emprego e renda para o Rio Grande do Sul.
Fonte: Assessoria de Imprensa