Fazendo umas continhas

0
3441

Esses dias, estava assistindo televisão e a previsão do tempo era de chuva em praticamente todo o Brasil. Ficava de fora o sul do nosso Estado e uma pontinha do nordeste. Me veio uma pergunta, – quantos litros de água choveria no Brasil? Essas contas, de vez em quando, me perturbam.

O território brasileiro tem 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Cada quilômetro quadrado tem 100 hectares. Cada hectare tem 10 mil metros quadrados. Um metro quadrado é um quadrado que tem 1 metro por 1 metro. Cada milímetro (mm) de chuva representa 1 litro de água nesse metro quadrado. Ou, 10 mil litros de água em um hectare. Eu fiz as contas aqui em casa. Podem revisar nas suas, mas a área do Brasil é de 850 milhões de hectares. E uma chuva de 1 mm (que é quase nada!) despeja 8,5 quatrilhões de litros de água no país. Mil, milhão, bilhão, trilhão e quatrilhão.

Conclusão: nosso Brasil é enorme, e a quantidade de água que circula na atmosfera é imensa. São áreas e volumes impressionantes.

Outra continha, atiçada pela curiosidade em torno da copa do mundo, que está sendo realizada num minúsculo país desértico assentado sobre uma enorme reserva de petróleo. Quanto petróleo o mundo consome num ano?

São 100 milhões de barris por dia. Segundo o que encontrei no google. Cada barril tem 160 litros de petróleo. Num ano, chega bem pertinho de 6 bilhões de litros de petróleo queimados. Bom, uma parte vira plástico, borracha, nem tudo é combustível. Mas não adianta. Recicla, recicla, joga fora, e acaba tudo queimado. Convido o leitor a imaginar uma bacia com 1 litro de óleo grosso. Agora, o conteúdo dessa bacia queimando. Imagina a fumaça que sai daí. Multiplica isso por 6 bilhões e teremos a poluição do petróleo. Devemos sempre lembrar disso quando nos é apresentada a teoria de que o aquecimento global é efeito dos gases que as vacas emitem quando estão produzindo terneiros, leite ou carne.

Falando em carne, e a picanha? Acabei pensando nela. Curioso é curioso. O Brasil discute a metáfora da picanha. O google me informa que abatemos 30 milhões de bovinos por ano. Cada bovino tem 2 picanhas. Então, são 60 milhões de picanhas. Divididas por 150 milhões de eleitores, dá 0,4 picanha para cada um. Como cada picanha pesa mais ou menos 2,5 kg, o volume de picanhas que o Brasil produz por ano equivale a 1 kg de picanha por eleitor. Bem, temos 50 domingos por ano. O resultado é 20 gramas de picanha por eleitor por churrasco de domingo.

Evidente que trata-se de uma figura de linguagem, uma metáfora. Mas o que me impressiona nessas contas é o tamanho dos números. Como vimos, muita, mas muita água. Muito óleo queimando e fazendo sujeira. Muita carne produzida, mas muito mais barrigas a alimentar. Os volumes são enormes e os problemas imensos. A terra, o planeta, é grande, mas limitado. Dá um nó na cabeça pensar nessas coisas, mas é preciso. E já vem outra conta, quanta poluição seria evitada se os nossos líderes tivessem aprendido com a pandemia que se pode discutir por videoconferência e tratado da COP27 de longe, ao invés de irem todos ao Egito? Falando nisso, o que será que decidiram por lá?