Índices criminais apresentaram queda significativa durante as enchentes no Rio Grande do Sul

0
814

Na manhã desta quarta-feira (26), o Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Giovani Paim Moresco e o Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Cláudio Feoli, concederam uma coletiva de imprensa para abordar o trabalho da Brigada Militar durante o período das enchentes na região.

Publicidade

Durante a entrevista, o Coronel Feoli destacou que, em todo o estado, houve apenas registros pontuais de furto e arrombamento, enquanto todos os outros índices criminais apresentaram uma queda significativa. “Há uma redução no ano de 17% dos homicídios em todo o estado. Todos os indicadores tiveram uma redução significativa”, afirmou.

Segundo o comandante, o baixo nível de criminalidade no Vale do Rio Pardo durante todo o ano é fruto da integração da população com as forças de segurança e à colaboração entre diferentes órgãos de segurança, que uniram esforços para reduzir os índices criminais.

Publicidade

O período das enchentes exigiu um trabalho intenso da Brigada Militar em todo o estado. O Coronel Feoli relatou que foram canceladas férias e reduzidos os intervalos de escala para manter o foco no atendimento à população, que se encontrava extremamente fragilizada. “Tivemos que substituir carros por barcos. Isso era impensável em vários centros. Nós fazíamos policiamento com bote. Espero nunca mais ter que ver isso”, disse ele.

Para reforçar o atendimento durante as cheias, foi liberada a reconvocação de mil policiais militares que já estavam na reserva, dos quais 500 foram efetivamente mobilizados. Além disso, a Brigada Militar contou com o apoio de cerca de 700 policiais militares de outros estados, incluindo Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Brasília, São Paulo, além da Força Nacional. “Isso mostra a mobilização de todo o país para que nós tivéssemos o atendimento otimizado naquele período”, concluiu o Coronel Feoli.

Fonte: Portal Arauto