Localidades de Venâncio Aires ainda aguardam equipes de resgate

0
555

Órgãos de segurança de Venâncio Aires, com apoio de profissionais do Governo do Estado, seguem realizando buscas e ações de salvamento de pessoas ilhadas em Vila Mariante, no interior do município. Os trabalhos iniciaram nessa terça-feira (5) e seguiram ao longo desta quarta-feira (6).

Publicidade

De acordo com informações do Coordenador da Defesa Civil da Capital do Chimarrão, Luciano Teixeira, até as 14h desta quarta, 225 pessoas haviam sido resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Destas, 13 foram socorridas com apoio dos dois helicópteros enviados pelo Governo do Rio Grande do Sul. “Essa soma não inclui os [resgates] feitos pelos voluntários, então esse número pode ser bem maior.”

Apesar dos avanços, o prefeito, Jarbas da Rosa, destaca que algumas localidades, entre elas Itaipava das Flores e Linha Chafariz, seguem sendo pontos críticos e de difícil acesso por parte dos profissionais de segurança. Segundo ele, isso ocorre, principalmente, em função da forte correnteza e dos perigos para as embarcações. “Estamos trabalhando, principalmente nas últimas 24 horas, salvando vidas. Onde a gente conseguia chegar com os botes, com os barcos, chegamos. Trabalhamos durante toda a noite de ontem, a madrugada e o dia de hoje. Tivemos também o reforço dos helicópteros”, salienta.

Em coletiva de imprensa, o prefeito de Venâncio Aires informou que teve conversas com o Governador do Estado, Eduardo Leite, em dois momentos desta quarta-feira. “Colocamos a situação de Vila Mariante e de municípios vizinhos, em que o rio começa a baixar, mas ainda há muitas famílias para conseguir atingir, principalmente aquelas que se encontram em pontos mais críticos.” Rosa disse, ainda, que ele, assim como outros prefeitos, aguardam ações efetivas por parte dos Governos Estadual e Federal, especialmente nas questões envolvendo aportes financeiros para auxílio da população.

Fonte: Portal Arauto