Novembro com frio e geada no sul do Brasil

0
281
O calendário mostrava que era 9 de novembro, mas no Planalto Sul de Santa Catarina o amanhecer deste sábado teve paisagens que a região está acostumada a ver nos meses frios do inverno com a geada cobrindo os campos na região do município de São Joaquim.

Publicidade
De acordo com dados de estações meteorológicas, as mínimas no começo deste sábado no Planalto Sul Catarinense foram de 3,1ºC em Urupema, 4,1ºC em Painel; 4,2ºC no Morro da Igreja; e 4,4ºC em São Joaquim. O dia começou frio também em cidades de maior altitude do Nordeste e do Norte do Rio Grande do Sul, embora com mínimas mais altas que no lado catarinense. Os termômetros indicaram 5,1ºC em Bom Jesus; 5,6ºC em Vacaria; 6,8ºC em Monte Alegre dos Campos; 6,9ºC em Soledade; 7,2ºC em André da Rocha; e 7,6ºC em São José dos Ausentes.
Apesar de frio e geada não serem frequentes no mês de novembro, não chega a ser incomum. Quase todos os anos ocorre geada em novembro no Sul do Brasil, entretanto o fenômeno costuma ficar limitado aos locais de maior altitude, normalmente em cotas acima de 1000 metros. Com ar mais seco, tempo aberto, vento calmo e um centro de alta pressão, a previsão é que novamente neste domingo sejam registradas mínimas baixas para novembro em municípios do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul e do Planalto Sul Catarinense, mas rapidamente aquecerá durante o dia e o frio se limita ao período noturno.
Fonte: MetSul Meteorologia