O ovo e a galinha

0
329
Chicken standing on table by large egg (Digital Enhancement)

Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?

A resposta é simples. Mas depende do tipo de aceitação das evidencias. E remete a uma discussão que envolve ciência e religião. Principalmente as religiões cristãs. A resposta depende da hipótese evolucionista ou criacionista.

Vejamos a opinião evolucionista. A partir da teoria de Darwin, no final do século XIX, se percebeu que as semelhanças entre diversas espécies se devia a presença de um ancestral comum, do qual as espécies diferentes se originaram. O que equivale a dizer que nós, humanos, não somos descendentes dos macacos. Mas nós e os macacos descendemos de um mesmo animal. Ou o burro e o cavalo. Em algum momento da evolução existiu uma espécie da qual evoluíram burros e cavalos. E a evolução tem a ver com o processo de reprodução sexuada, que dá uma embaralhada nos genes. Criando diferenças entre os indivíduos. Depois, o ambiente seleciona o mais adaptado.

Por exemplo, as galinhas. São aves. Em algum momento da vida um dinossauro produziu um filhote que tinha penas. Por acaso. E por acaso esse filhote produziu um outro que conseguia voar. Esse ser que voava é o pai de todas as aves. Mas talvez o mesmo dinossauro avô dele pode ter produzido um outro filhote que não voava. E assim, com o passar do tempo e o distanciamento entre os dois, se produziram espécies diferentes. Uma ave e um outro bicho qualquer.

O que se sabe, é que os dinossauros, muitas espécies deles, botavam ovos. Então, se a galinha descende dos dinossauros, e os dinossauros botavam ovos, o ovo veio antes da galinha.

Já a resposta criacionista é diferente. Toda a vida foi criada por Deus, assim como a terra e o céu. Achei no livro do Gênesis, sobre a criação, que no quinto dia Deus criou todas as aves, e todas com capacidade de perpetuar a espécie pela reprodução. Donde se conclui que a galinha veio antes do ovo.

Minha opinião pessoal é que o ovo veio primeiro. Mas minha filosofia não alcança uma explicação para o começo de tudo. Consigo entender as espécies evoluindo umas das outras. Embora haja, para mim, muito mistério no universo. Portanto, só posso ter uma certeza. De algum lugar vieram o ovo e a galinha. Mas não é possível que tenham surgido ao mesmo tempo. Um veio do outro.