Pré História – O Silex

0
513

Os historiadores dividem história e pré história. A diferença é que a história foi escrita. Na pré história vem a idade da pedra e a idade dos metais. A idade da pedra se divide em pedra lascada e pedra polida. A idade da pedra lascada começou há 2,5 milhões de anos. Isso mesmo. E a idade da pedra polida somente há uns 10 mil anos.

Tem uns nomes de humanídeos que requerem compreensão. Os primeiros, os australopitecos. Palavra de origem grega, austral significa sul e piteco, macaco. São os que iniciaram na pedra lascada. Os estudiosos têm certeza que a pedra foi uma evolução a partir de instrumentos de madeira, galhos e outros, que, no entanto, não podem ser identificados porque apodreceram com esses anos todos que se passaram.

A pedra que eles usavam era o sílex. E aqui está uma coisa que eu percebi, outro dia que estava lendo sobre isso. O sílex é uma pedra que se origina do granito. Que é a mesma rocha que forma a base da nossa região. O granito é uma rocha que se estrutura sobre o silício, um elemento muito duro. Quando as pedras de sílex se quebram, formam lascas agudas, que podem ser usadas para cortar. Então, os australopitecos aprenderam a quebrar o sílex, e usar o produto como ferramentas ou armas.

Interessante. Mais interessante, para mim, é que percebi que o seixo rolado, essas pedras arredondadas que fazem o fundo do leito do nosso Camaquã, possui estrutura muito semelhante a esse sílex que a história relata. Ambos são originários do granito, e estruturados a partir do silício. Aliás, sílex vem de silício, claro.

A prospecção de sítios arqueológicos, aqui na nossa região, durante a construção da RS 471, apontou a presença de ferramentas indígenas, de pedra. E eram feitas dessas pedras. Demonstrando que os índios utilizavam, por aqui, as mesmas ideias desses ancestrais longínquos.

Outro ponto super interessante é que as espécies humanas que se sucederam na pré história utilizaram a pedra lascada durante quase 2 milhões de anos, antes de perceberem a utilidade do polimento. A pedra polida surgiu há 8 mil anos. Mas daí para a frente, a coisa andou mais ligeiro. Dois mil anos depois de aprender a polir a pedra, nossos ancestrais já estavam produzindo instrumentos de metal.