Queda de pelo no seu pet? Entenda…

0
340
Por: Ana Paula Pachla e Zé Rassier 
Médicos Veterinários
Uma das maiores queixas para quem tem cão e gato é a queda de pelos dos seus pets. Em alguns períodos do ano, a troca de pelagem se intensifica. Saiba que existem recursos para que essa fase seja enfrentada com o mínimo de transtornos, como a escovação frequente que, se adotada como parte da rotina, terá uma ótima eficácia.
A maioria dos cães perde pelos o ano inteiro, mas tem duas trocas sazonais mais intensas: na primavera, substituindo a pelagem por uma mais fina para o verão; e no outono, por uma mais densa e grossa, que tem o objetivo de auxiliar na proteção térmica no inverno. Os gatos também não escapam dessa troca.
Para ajudar a minimizar o problema, algumas ações simples podem vir a calhar, sendo a principal delas a de dar banho e escovar. A indicação de banhos pode variar conforme a raça, mas na maioria das vezes pode ser semanal ou quinzenal. A escovação auxilia muito e deve ser feita duas vezes por semana nas épocas de queda intensa e semanal no restante do ano.
Em alguns casos é possível ativar o crescimento dos pelos através de suplementos nutricionais e medicamentos tópicos para que essa muda sazonal ocorra mais rapidamente, seguindo sempre a orientação do veterinário.
Já para o ambiente a utilização de um aspirador de pó é certamente a melhor ferramenta para acabar com os pelos na casa. Um pano úmido também faz com que os pelinhos sejam mais facilmente removidos.
Puppy’s Clínica Veterinária
Entre em contato pelo 51-98040-4021
Estamos localizados na Rua Thomas Flores, 210