RBS TV divulga a falta de servidores e processos acumulados nos Fóruns do Estado

0
371

A RBS divulgou nesta segunda-feira, 18, reportagem no Jornal do Almoço, demonstrando a defasagem de 35% de servidores nos Fóruns de todo o Estado. Nas 165 Comarcas do RS, faltam aproximadamente 3 mil trabalhadores, conforme dados do Tribunal de Justiça.

Em Passo Fundo não é diferente. Na reportagem, o Oficial de Justiça Evandro Garcia esclarece as dificuldades vivenciadas, e afirma que faltam 15 de um total de 27 Oficiais de Justiça. Se somarmos todos os cargos, a comarca chega a aproximadamente 40 cargos vagos.

O presidente da ABOJERIS, Sirlan da Rosa Cruz, relatou que em algumas comarcas a situação é tão ruim que chega a ter apenas um Oficial de Justiça trabalhando, e, em outras, não há Oficial de Justiça para cumprir as determinações judiciais. É preciso que servidores de comarcas vizinhas acumulem essas funções para dar conta das medidas urgentes e plantões.

Quem perde com isso é a população, que é obrigada a aguardar mais tempo para ver as suas demandas resolvidas e os seus direitos reconhecidos.

Por isso, a aprovação imediata do PL 147/2021 – Plano de Carreira dos servidores do Judiciário –, na Assembleia Legislativa, será a solução para que o Tribunal de Justiça possa contratar novos servidores para atuar nas comarcas e dar andamento nos processos no menor espaço de tempo possível.

Senhor(a) Deputado(a): aprove o PL 147/2021 e ajude a acelerar a Justiça.

Assista no Globo play

https://globoplay.globo.com/v/9958445