Sósias

0
3719

Um estudo patrocinado pela BBC, de Londres, concluiu que existem umas setenta mil pessoas no mundo que podem ser parecidas entre si. Ou seja, cada um de nós tem uns setenta mil sósias potenciais. Outros estudos, mais complexos, diminuem essas chances, mas conduzem a  sósias mais parecidos.

A verdade é que, procurando bem, encontraremos alguém igual a nós.             Mas por que acontece isso? Os cientistas explicam que a culpa é dos genes. Cada vez que uma pessoa é concebida, os genes se agrupam de tal forma que produzirão ossos, carne e gordura de uma maneira. As probabilidades de agrupamento desses genes é limitada, e assim o produto também será. As combinações acabam se esgotando e obrigatoriamente produzindo seres semelhantes.

Existe uma teoria, doida, mas possível. O universo, como sabemos, é enorme. O que não sabemos, no entanto, é o quão enorme é o universo. Pode ser muito, mas muito grande mesmo. A matéria de que é feito o universo, por outro lado, é limitada. São os elementos, tipo hidrogênio, oxigênio, que por sua vez são compostos de prótons, nêutrons, elétrons, os constituintes do universo. Ainda não conhecemos todos, mas já se tem uma noção muito precisa de quantos são.

Então, aí vai a teoria: o universo é feito da combinação desses elementos. Citando um exemplo, os elementos que mencionei, podem se agrupar como oxigênio-hidrogênio, hidrogênio-oxigênio. Podemos imaginar alguns agrupamentos, mas daqui a pouco esgotam-se as probabilidades. Se o universo for mesmo imensamente grande, é possível que as possibilidades de agrupamento dos elementos que o formam acabem se repetindo, muitas vezes.

Essas repetições poderiam criar muitos sistemas solares, sósias do nosso, no universo. Se essa teoria for verdadeira, e pudermos um dia viajar cosmo afora, encontraremos terras como a nossa, com pessoas iguais a nós, talvez em momentos históricos diferentes. Podemos chegar numa delas e presenciar nosso nascimento, noutra participaremos de nosso funeral. Noutra, ainda, agrupamentos parecidos formarão uma família igual a nossa, mas na qual não existiremos.

Noutra, ainda, encontraremos nosso sósia recém contemplado na mega sena. Nesse caso, é até possível que nosso lado egoísta e selvagem empurre o sósia para dentro da nave espacial e fiquemos no seu lugar, desfrutando de uma vida de riqueza e prazer. Afinal, aparência é uma coisa, esperteza é outra.