Governador Eduardo Leite decreta estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul

0
374

O governador Eduardo Leite decretou nesta quarta-feira (6), durante entrevista coletiva na cidade de Lajeado, estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Até o momento, 31 pessoas perderam a vida em decorrência da enchente histórica que devastou a região do Vale do Taquari.

O chefe do executivo gaúcho, junto ao ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, sobrevoou na manhã desta quarta-feira os municípios atingidos pela água.

Publicidade

Segundo Leite, toda a estrutura do Governo do Estado está focada em trabalhar para ajudar no resgate e na reconstrução das localidades atingidas pelo desastre. “O Vale do Taquari não está sozinho. Estamos lado a lado e vamos superar e reconstruir tudo isso juntos”, falou.

O governador destacou a importância das pessoas se manterem alertas para o tempo, pois há a previsão de chuva para os próximos dias. “Precisamos estar fortes e resilientes, pois infelizmente podem acontecer novos eventos. É necessário estarmos preparados para dar o apoio e suporte que precisarem”, salientou.

O ministro Paulo Pimenta afirmou que o Governo Federal está empenhado nas ações para auxiliar estados e municípios da região no atendimento a desabrigados, desalojados e pessoas que ainda estão em áreas de risco e necessitando de atendimento. Segundo ele, o presidente Lula destacou que não faltará recursos para ajudar os moradores da região.

Conforme Eduardo Leite, as regiões estão muito alagadas ainda e, assim, não há uma precisão completa dos prejuízos materiais e estruturais, por isso, a prioridade é dar o atendimento emergencial às vítimas.

“São mais de 50 mil pessoas afetadas, duas mil resgatadas. Já o número de desaparecimentos oscila, pois há muitas regiões isoladas, sem comunicação e energia, não sendo possível manter contato com os familiares. Com certeza com a água baixando vemos um cenário desolador, com muita destruição”, finalizou o governador do RS.

Fonte: Portal Arauto