A aguardada era do 5G deve chegar em breve no Vale do Rio Pardo. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a liberação da faixa de 3,5 GHz para a ativação de estações de 5G standalone em 212 municípios brasileiros. Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires, Rio Pardo e Vale do Sol são alguns dos que estão entre os contemplados essa expansão tecnológica.
A liberação representa uma evolução no cenário das comunicações, com a promessa de mais velocidade para downloads e uploads de arquivos, menor tempo de resposta entre dispositivos e conexões mais estáveis. No entanto, a permissão não implica na instalação imediata das redes 5G. A implementação das estações depende do planejamento individual de cada operadora.
A mudança impacta as tradicionais antenas parabólicas de televisão, que operam na mesma faixa de frequência do 5G. Para evitar interferências, esses equipamentos precisarão ser substituídos. No entanto, aqueles que recebem sinal por antena espinha de peixe ou antena digital interna não precisam realizar a troca. Para auxiliar na transição, o Governo Federal está oferecendo kits gratuitos para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Fonte: Portal Arauto