Na última quinta-feira (12), o Hospital Santa Bárbara (HSB) oficializou, junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, um convênio no valor de R$ 2,1 milhões para a construção de um novo bloco cirúrgico. O termo foi assinado pela Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann; pelo administrador do HSB, Celso Jair dos Santos Teixeira; pela diretora do HSB, Irmã Nair Gabiatti; e pelo prefeito Benito Paschoal.
O investimento, viabilizado por meio do Programa Avançar na Saúde, permitirá a ampliação da infraestrutura do hospital, com a criação de uma unidade completamente nova que contará com 3 salas de cirurgias, sala de recuperação para até 6 pacientes e demais instalações. O novo bloco será integrado a uma ala recentemente inaugurada, no mesmo andar, e deverá aumentar significativamente a capacidade de realização de cirurgias, beneficiando os pacientes da região.
O ato de assinatura foi realizado na residência das Irmãs da Congregação mantenedora do hospital, e após foi feita a apresentação do projeto do novo bloco cirúrgico, seguido de um coquetel de confraternização.
Durante o evento, a Secretária Arita Bergmann anunciou que, até abril de 2025, a Encruzilhada do Sul contará com uma unidade de coleta de sangue. Este avanço será um marco importante para a saúde no município, oferecendo mais um serviço essencial à população.
O Hospital Santa Bárbara conta atualmente com 63 leitos, sendo 43 destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), e oferece atendimento especializado em áreas como traumatologia, urologia, cirurgia vascular e cirurgia geral.
O Programa Avançar na Saúde é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul voltada para a modernização, ampliação e construção de instalações hospitalares, atendendo às necessidades crescentes da população. A construção do novo bloco e a futura unidade de coleta de sangue representam avanços importantes para a saúde em Encruzilhada e nos municípios vizinhos, ampliando a capacidade e a qualidade do atendimento oferecido à população.