O pires de café

0
20
Pois então, um grande amigo e colega de Bagé, dos tempos do nosso estimado Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, o Miguel, que é um excelente “influencer” das redes sociais (posta verdadeiras maravilhas), dia desses jogou lá uma curiosidade que me fez relembrar o tempo de guri, na casa da minha vó Marieta, ali na Presidente Vargas 50, em frente a Praça de Esportes.
De antemão já vou dizendo que, de acordo com os nossos ancestrais, eu não classificaria como falta de polidez, pois que seria apenas uma praticidade, mas, enfim, vai ter quem…
Sim, vamos falar sobre o pires, objeto que faz conjunto com a xícara de café, onde em outras paragens tratam-no de prato, ou pratinho de café, mas aqui para nós é pires e, já de pronto, eu faço uma pergunta para vocês: para que serve o pires da xícara de café?
O Miguel colocou lá nas suas redes, mas, no fim da definição de que ele postou, me vi utilizando exatamente o que os antigos, lá no século XVIII, assim o utilizavam.
Interessante, porque na minha família, apenas e tão somente as crianças era permitido fazer isso e, na qualidade deste privilégio, era costumeiro a gente assim agir.
Mas, afinal de contas, para que serve o prato (pires), que acompanha a xícara de café?
Escreveu o Miguel:
“Alguns vão pensar que o pires pequeno que acompanha o café serve para segurar a xícara sem se queimar, outros dirão que é perfeito para deixar a colher sem manchar a mesa e outros que é meramente decorativo.
A verdade é que nenhuma dessas respostas é a mais válida.
E parece que tudo remonta ao século XVIII.
Naquela época as pessoas não tomavam café na xícara, mas no pires.
Ressalta-se que naquela época os pires eram bem mais profundos, então a superfície era maior e fazia o café esfriar mais rápido.
Assim, a xícara servia apenas para guardar o precioso líquido até que fosse despejado no pires.
O Café.”
Bingo!
Sabe-se lá se isso foi costume dos nossos ancestrais, na família Carneiro de Campos/Garcia de Vasconcellos, todavia, chegou até nós e pelo ensinamento de nossa vó Marieta e a tia-avó, Celina (a Nena), quando a xícara fumegante de café era posta na nossa frente, ou seja, na frente das crianças, elas, requintadamente, depositavam o café da xícara em nossos pires.
Mas, a troco de quê?
Justamente e igual aos “modos” que remontam lá do século XVIII, ou seja, para que tomássemos o café um pouco mais ameno em sua “quentura” e, não nos queimássemos.
Então, por que o café era tão quente?
Bueno, daí é outra conversa, mas, segundo a tradição do bom café com leite, o café tem que ser passado com água quente e o leite fervido…
Daí, aquela linda xícara de café com leite bem quente…que é para comer bastante pão…
Valeu, Miguel!
-:-
AGENDA
Esta coluna contém informação e opinião