A Prefeitura de Encruzilhada do Sul segue avançando na modernização da gestão pública. Na sessão da última segunda-feira (17), a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o projeto de lei elaborado pelo prefeito Benito Paschoal, que promove uma reforma administrativa no Executivo, buscando mais eficiência, otimização dos serviços e fortalecimento das políticas públicas, respeitando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Publicidade
Foram criadas três novas secretarias, ampliando e aprimorando a gestão administrativa:
Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria do Turismo, Comunicação e Eventos e Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude.
A criação dessas secretarias permite que Saúde e Educação se concentrem exclusivamente em suas áreas, retirando atividades que desviavam o foco. Considerando a importância e o tamanho dessas secretarias, a reformulação garante mais eficiência e especialização na execução das políticas públicas.
Reestruturação das Secretarias
Secretaria de Administração passa a ser Secretaria de Administração, Tecnologia e Inovação, incluindo políticas de inovação e tecnologia.
Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana, Urbanismo, Saneamento e Viação Urbana mantém sua competência, mas com ajustes organizacionais.
Secretaria de Transportes agora é Secretaria de Desenvolvimento e Mobilidade Rural, ampliando seu atendimento da porteira para dentro das propriedades rurais.
Secretaria de Agropecuária e Abastecimento passa a se chamar Secretaria da Agricultura, com foco mais direcionado ao setor primário.
Publicidade
Mais avanços para Encruzilhada do Sul
A Secretaria do Meio Ambiente permitirá desburocratizar as licenças ambientais e estruturar um setor adequado para atrair grandes investimentos e fortalecer o setor primário.
A Secretaria de Turismo, Comunicação e Eventos reforça o compromisso com o crescimento turístico e o desenvolvimento econômico do município.
A nova estrutura também prevê a criação de diretorias estratégicas, incluindo: Diretoria de Políticas para Mulheres, focada no enfrentamento da violência de gênero, Diretoria de Igualdade Racial, garantindo políticas públicas externas à inclusão, Defesa Civil, fortalecendo a resposta a emergências e desastres e PROCON, ampliando a proteção aos direitos do consumidor.
De acordo com o Secretário de Administração, Gilson Soares, essa reforma demonstra o compromisso da gestão municipal com a evolução da Encruzilhada do Sul, tornando-a mais moderna, eficiente e preparada para os desafios do futuro.