Collor preso

0
196
E o ex-Presidente Collor foi preso! Condenado a oito anos de prisão por corrupção, foi preso no aeroporto de Maceió, estado de Alagoas. O processo levou, parece, onze anos para chegar na prisão do político. Além de ser o terceiro ex-Presidente preso desde a redemocratização do País, também é o que parece ser o único condenado da operação Lava-Jato.
Relembrando a história, no governo do ex-presidente Sarney, foi lançado o plano cruzado, que substituiu a moeda nacional, de cruzeiro passou para cruzado. Era época de muita inflação, e esse plano não deu certo. No último mês do Sarney, a inflação chegou bem pertinho dos 30 % ao mês. Por causa disso, a posse do Collor se deu três dias antes do previsto. Houve um final de semana e, na segunda feira, o dia amanheceu diferente.
Foi o plano Collor, que confiscou mais de 80 % do dinheiro das pessoas. Foi tudo para uma conta do governo, rendendo uns juros que estipularam, mas que os brasileiros somente começaram a receber de volta quase dois anos depois. Lembro que eu havia vendido 40 vacas para custear o período de colheita do arroz. Estava com o dinheiro no banco e, na tal segunda feira, meu dinheiro não dava nem para comprar um balde de graxa.
Pouco mais de dois anos depois, Collor renunciou ao mandato, para não ser cassado. Havia inúmeros processos por corrupção e outras coisas no seu governo. Foram tempos bicudos, e, pior de tudo, o tal confisco do dinheiro não adiantou para nada, a inflação voltou com força, e só foi controlada dois anos mais tarde, já no governo do ex-Presidente Itamar Franco, com o plano real.
Mas não foi por isso que o Collor foi preso agora. Como ele renunciou, não perdeu seus direitos políticos, e acabou eleito Senador pelo seu Estado, Alagoas. Pelo que entendi das noticias que li, foi nesse período, como Senador, que recebeu uma proprina de mais de 20 milhões de reais (não de cruzados) para um negócio entre a Petrobrás e uma empresa que não sei qual é. Como era Senador, foi julgado pelo STF, e não em Curitiba, e por isso acabou como único condenado na operação Lava-Jato.
Ah, se a gente pudesse saber das coisas antes. Quantos bilhões foram confiscados dos cidadãos naquele final de semana? Quanta gente ficou muito mal por causa disso. Me pergunto como foi administrado todo esse dinheiro, na mão de equipes lideradas por um sujeito que, 33 anos depois de renunciar ao cargo pelos motivos que sabemos, acaba preso por corrupção.
Lá, naquele longínquo ano de 1990, quando o dinheiro sumiu das contas, a maioria de nós, população, achou que o remédio era amargo, mas que seria para melhorar. Hoje, essa condenação mostra o quanto fomos enganados. Não é possível refazer o passado, mas vendo o que se vê tomara que sirva pelo menos para a gente não acreditar nessas coisas outra vez.