A tecnologia voa

0
235
African-american schoolgirl pupil student using working with microscope at biology chemistry lesson class at school lab. Science lesson concept

Outro dia aprendi que o primeiro inseticida orgânico foi o DDT. A molécula foi sintetizada no final do século XIX, mas a descoberta de seu poder inseticida se deu em 1939. Primeiro, foi usado na forma de pó para o controle de pulgas e piolhos em soldados e prisioneiros durante a segunda guerra mundial. Depois da guerra, diluído em óleos especiais, passou a ser usado na agricultura. Até ali, os inseticidas eram produtos químicos, como o arsênio.

Como é recente o uso de química orgânica na agricultura!

Aliás, como são recentes todas as maravilhas que utilizamos hoje. Resolvi fazer uma pesquisa e aqui vão minhas descobertas:

O primeiro antibiótico, a penicilina, começou a ser usado também na segunda guerra. Há apenas 80 anos. Até ali, crianças morriam até de dor de garganta. E é inegável a transformação que os antibióticos e os produtos defensivos agrícolas impuseram.

E aí vai. Há registros de que humanos dominavam a arte de fazer fogo há 300 mil anos. Mais que isso, conta que os Homo erectus, nossos parentes há muito extintos, controlavam o fogo há cerca de um e meio milhão de anos. No entanto, a primeira locomotiva a vapor foi construída em 1804. E passou a ser usada em maior escala somente depois de 1860. Em 1846 entrou em produção o primeiro poço de petróleo, e o primeiro motor a combustão interna só funcionou em 1853. Três décadas depois, em 1886, o primeiro automóvel circulou. E em 1903 o primeiro avião voou.

O interessante disso é como tanto tempo transcorreu até que as coisas começassem a tomar jeito, mas de um momento para o outro, tudo passa a andar muito rápido. A primeira transmissão por rádio se deu em 1899, e foi obra do padre brasileiro Landel de Moura. Mas já em 1936 a olimpíada de Berlim teve transmissão por televisão.

Nova Iorque foi a primeira cidade com iluminação elétrica, em 1852. Parece ser em um passado distante, 170 anos atrás. Mas se pensarmos que existem cidades há mais de quatro mil anos, cai o queixo de pensar durante quanto tempo as cidades foram escuras ou iluminadas com lampiões. Não é possível imaginar viver, nos dias de hoje, sem iluminação elétrica, mas é importante lembrar em quão pouco tempo chegamos onde estamos.

O primeiro foguete saiu para o espaço em 1941. Na verdade, eram bombas, as V2 da Alemanha, que atacavam Londres, e voavam muito alto e rápido. Em 1961 Yuri Gagarin, um Russo, foi o primeiro homem a deixar a atmosfera. E hoje estamos na Lua, foguetes viajando já pelo universo. Falando nisso, foi na década de 1920 que um astrônomo descobriu que o céu noturno que vemos, a Via Láctea, é apenas uma galáxia entre bilhões de outras que compõem o universo.

Daí para internet, satélites, micro ondas, fritadeiras sem óleo, inteligência artificial, a evolução da tecnologia é uma bola de neve. Tudo acontece em tal velocidade que esquecemos o passado. Parece até mentira dizer que a humanidade viveu a esmagadora maior parte de sua história sem as invenções que nos são fundamentas hoje em dia.