Nesta quarta-feira (31), o deputado Adolfo Brito (PP) tomou posse como novo presidente da Assembleia Legislativa (AL). A solenidade foi realizada no plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre, e contou com a presença de deputados estaduais, federais, representantes do Governo do Rio Grande do Sul, imprensa e convidados.
Natural de Sobradinho, na região do Vale do Rio Pardo, Brito tem 74 anos, e começou a vida política em 1982 como vereador na cidade natal. Depois, ainda foi eleito como prefeito e desde 1994 atua como deputado.
Durante a posse, o deputado estadual falou de diferentes temas e que impactam a sociedade do Rio Grande do Sul. “Neste oitavo mandato como deputado, vamos procurar fazer o que é dever da Assembleia Legislativa, o de cumprir o regimento [interno]. Tudo que chegar aqui vai ter como destino às comissões para análise para depois chegar até a mesa [diretora] e ser votado.”
Conforme o parlamentar, dos últimos cinco anos, três foram marcados por fortes secas que trouxeram prejuízos às propriedades rurais, especialmente dos pequenos agricultores. Além disso, Brito destaca a dificuldade em manter, atualmente, os jovens no meio rural.
“E é a isso que vamos nos dedicar. Já conversamos com o governador, recebemos carta branca para começar a montar projetos e trabalharemos juntos nesta direção. Já falamos com o Ministério Público, para viabilizar projetos que são possíveis de execução. Já conversamos também com as federações e recebemos os apoios. A partir de agora vamos começar a montar como serão os projetos que pretendemos fazer para o estado do Rio Grande do Sul nas questões de reservação de água, irrigação e pisicultura”, detalhou.
Compõem a chapa eleita ao lado de Adolfo Brito, o primeiro vice-presidente, Paparico Bacchi (PL); segunda vice-presidente, Eliane Bayer (Republicanos); primeira secretaria, Pepe Vargas (PT); terceira secretaria, Gaúcho da Geral (PSD); e quarta secretaria, Elton Weber (PSB).