AGENDA

0
1618

PRA QUÊ BOLSO?

         Vamos e convenhamos, bolso nas roupas das pessoas e até de pets, são fundamentais, vai dizer que não?

         Nas roupas dos pets, também? Estás louco?

         Eu já vi e ninguém me contou: bolso na roupinha do pet, carregando uma chave, que, talvez seja do apartamento da tutora, do carro do tutor ou seja lá de onde for, já vi carregando uma medalhinha de São Francisco…vai da vontade dos tutores.

         Antigamente, os bolsos das calças masculinas eram multifuncionais, todavia nos “eslaques”, não se via nenhum.

         Aliás, e talvez, os eslaques fossem uma maneira sutil de as mulheres esboçarem suas belas formas e, com certeza, os bolsos atrapalhariam tal intento.

         Era comum, principalmente em viagens, a gente ver os eslaques aderidos em corpos femininos, uma blusa de ban-lon (esse era o nome que davam ao “twin-set”, conjunto de blusa e casaquinho na época) e, nos pés a charmosa “bambucha”.

         Ah, sim, esqueci que para cobrir os cabelos e, provavelmente com a função de protegê-los das estradas poeirentas, um charmoso lenço de seda.

         Era assim que era nos eslaques…sem bolsos.

         Hoje, principalmente nos jeans femininos, lá no bolso de trás, está uma ferramenta extremamente importante, ou seja, o celular.

         Não dá para dizer que é charmoso, contudo, podemos dizer que é prático, salvo em grandes cidades e ruas movimentadas que, acredito eu, se torna um alvo fácil para os larápios…passam a mão, mas nos celulares pendurados/inseridos nos bolsos traseiros e não nos bumbuns (será que é assim mesmo o plural?) femininos.

         Já os seres masculinos ainda possuem a mania de carregarem suas certeiras de cartões/documentos (dinheiro é muito raro hoje em dia) nos bolsos traseiros, mas cada vez mais se torna rara esta prática, pois na mão, as bolsas ou mochilas estão predominando.

         Todos esses bolsos possuem as suas utilidades, mas, e os bolsos nos pijamas dos homens?

         Bolsos nos pijamas?

         Quantas pessoas nunca pensaram nisso, quantas pessoas se indagam até hoje por isso e, quantos não estão nem aí?

         Sei lá, mas toda essa prosa vem dos tempos antigos, da minha época de guri (bah, faz tempo, cruzes!!), quando nós tínhamos a verdadeira dimensão da utilidade dos bolsos nos pijamas nossos e, principalmente de nossos pais e avôs.

         Mas, e para que serviam?

         Meu avô não fumava, mas muitos daqueles que fumavam, carregavam em seus bolsos a palha, o fumo e o isqueiro ou a caixa de fósforo, outros um lenço, uma Cibalena ou uma bala de hortelã.

A gurizada sempre tinha um pequeno brinquedo para a sua distração dentro do bolso do seu pijama ou uma lanterna para ler embaixo dos lençóis (lembram, gurizada medonha?) …vale salientar que as mulheres não usavam pijamas e sim “baby doll” e, por cima deste, um robe normalmente de rendas, lindos, exuberantes…

         Portanto, nada tinham a ver com os pijamas e seus bolsos.

         Sabe-se lá quantos mais coisas eram carregadas nestes adendos desta gente toda…sabe-se lá…

         Mas, a verdade é que tais bolsos tinham e ainda possuem as suas serventias, consequentemente são necessários nesta peça de roupa até hoje, pois que se sabe que já foi encontrado neles até o controle remoto da televisão da sala que havia sumido na noite anterior.

         Você concorda que pijamas têm que virem com bolsos?

Para quê bolsos?

         São tantas e tantas as suas serventias que seria até interessante você perguntar para o seu pai, para o seu avô ou, até mesmo para o “bisa” …

         Com a sapiência dos idosos, vocês vão se surpreender com as respostas.

         Experimentem!