AGENDA
Já é de praxe.
São coisas da vida.
No mês de agosto, temos um dos nossos queridos amigos, de aniversário.
Esta data e desde muitos e muitos anos é sempre festejada.
A festa é sempre um grande acontecimento, ao menos ele a faz.
Muitas das vezes e no retiro campesino deste, ou seja, em sua morada de campo, donde por algum tempo foi seu paradeiro, era o local das festas.
A bebida era dividida entre todos e “as panelas”… ah, não eram com ele, pois os convidados é que assumiam a cozinha.
Normalmente éramos convidados a apreciar uma lauta “galinha com arroz”, que no meu entender denomino como “galinhada” e o produto abatido ficava por conta dele.
Comida campeira e de todo o sabor, ainda mais com o acompanhamento de um belo feijão, bem encorpado, com bacon e todos os outros ingredientes de composição ao tempero de tal.
Se bem que, de certa feita, ao chegarmos nesta sua residência, encontramos separado da “galinha” e como meio escondido dos convidados, duas “munaias” esporas…
Ao invés de uma galinha a ser degustada, encontramos um galo véio de 10 anos…no mínimo três horas de panela …
O que nos diz a ciência: O tempo de vida dos galos não difere muito do das galinhas. Em geral, também vivem cerca de cinco a dez anos.
Estamos entendidos.
Porém, com o passar dos anos, a festa de aniversário deste nosso dileto amigo, passou a ser realizado em outras localidades, todavia sempre em locais campesinos e de beira de rio.
As características não mudaram muito (será?).
Agora, ele passa a ganhar de presente de aniversário um belo de um borrego, para ser assado nas brasas e a bebida continua a ser repartida entre todos os convidados.
Com bastante antecedência, e desde sempre, a programação sempre é combinada…
Onde vai ser, quando vai ser, quem vai ir…
Quem vai ir?
As conversas correm soltas, sempre, e, com toda a certeza a organização é planejada, muito debatida e, enfim, estipulada.
Sim, corre a lista dos convidados e o local do evento…
– Tudo bem, mas quem vai ir?
Resistente e insistente, o aniversariante sempre disse e continua dizendo: – eu vou tal dia e tal hora… ansioso e ao mesmo tempo serelepe…
– Não, Fulano, tu não vai nada e em lugar nenhum… tá bem que o aniversário é teu, mas tu não é convidado …nunca foi e nunca vai ser.
Vocês acreditam nisso?
Sim, normalmente ele é solenemente comunicado, após todos os trâmites da festa estar acertados, de que sua presença não é convocada…
É verdade.
As risadas são muitas e ele não perde a “esportiva”.
Mas, claro que é uma grande brincadeira e ele sempre está junto de nós e nós com ele, comemorando o seu aniversário e em todos os anos, salvo 2020/2021, por causa da epidemia.
Tudo é apenas para ficar gravado nas histórias deste “palco pequeno”, que o próprio aniversariante e em sua festa, não é e nunca foi convidado.
Coisas da nossa Encruzilhada do Sul.