Após ataque em Blumenau, vereadores de Santa Cruz sugerem medidas de segurança nas escolas

0
986

Após ataque em Blumenau, dois vereadores de Santa Cruz sugerem medidas de segurança nas escolas. Nessa quarta-feira (5), quatro crianças foram mortas, sendo três meninos e uma menina, entre 4 e 7 anos, e outras cinco ficaram feridas. O ataque aconteceu no período da manhã, na creche Cantinho Bom Pastor, que fica na rua dos Caçadores, no bairro Velha.

Publicidade

O vereador Rodrigo Rabuske (PTB) ingressou com projeto de lei que propõe a permanência efetiva e fixa de guardas municipais em todas as unidades escolares de Santa Cruz. “Isso é uma resposta ao ocorrido em Blumenau, Santa Catarina“, cita. Ele destaca ainda que, nos últimos 22 anos, o Brasil registrou 24 ataques em escolas, um número alarmante e que demonstra que são necessárias ações efetivas que promovam maior segurança.

Já a vereadora Nicole Weber apresentou uma indicação para o Executivo para que seja determinada a obrigatoriedade do fechamento de portões em horário letivo das escolas e que também se torne obrigatória a permanência efetiva e fixa de pelo menos um guarda municipal em cada unidade durante seu funcionamento. “Episódios como esses estão se tornando cada vez mais frequentes, tanto no Brasil quanto em outros países. Por isso, precisamos pensar em mecanismos que garantam a segurança das nossas crianças, adolescentes e também dos profissionais da área da educação”, observa.

Publicidade

Nessa quarta, a Prefeitura também se manifestou se solidarizando com as famílias das vítimas e informando as medidas de segurança já implementadas. Segundo o Executivo, em todos os 47 prédios que compõem as Emeis e as Emefs, uma das ações implantadas é a instalação de câmeras de videomonitoramento 24 horas com reconhecimento facial. Os equipamentos estão interligados com o Centro Integrado de Comando e Controle (CEICC), que possui um banco de dados com o público escolar.

Outro trabalho preventivo e ostensivo realizado é a Ronda Escolar. Composta por integrantes da Guarda Municipal, são veículos que circulam pelas instituições de ensino durante o período de aula, e que são acionados também quando as câmeras de videomonitoramento identificam alguma anormalidade.

Uma das medidas adotadas pela Secretaria de Educação ainda é a regulamentação de que os portões das instituições mantenham-se fechados durante o período de aula, para que só pessoas autorizadas possam acessar os educandários.

Além de reforçar a aplicação da lei em parceria com as forças de segurança, a Prefeitura também atua fortemente na prevenção contra a violência, com o programa Pacto Santa Cruz pela Paz. São ações que envolvem diversos setores da sociedade, focadas na proteção da infância, o atendimento a adolescentes e jovens em situação de risco e o fortalecimento de vínculos entre alunos e suas famílias com a comunidade. As atividades desenvolvem temas como inteligência emocional, valores, combate ao bullying, primeiros socorros, entre outros de extrema importância.

Fonte: Portal Arauto