Atenção, cuidado!

0
560

Cismas l Coluna de opinião

Caldo de galinha, maçã, guaraná e cautela não fazem mal para ninguém…portanto, nunca é demais.

        Devo dizer a vocês que, mesmo que eu tenha muita fé em Deus e, por isso acredito piamente Nele, todavia, se eu vou atravessar uma rua de mão única, com toda a certeza eu olho para os dois lados…vá que…

Pois este introito é para que todos nós, vocês e eu também, tenhamos muito cuidado no que tange aos diversos e inúmeros golpes que andam por aí e, ainda mais com o fim do ano se aproximando, quando a “avidez” pelo dinheiro alheio se torna uma obsessão, dos que se dizem “mais espertos”.

        Existem por aí mil e uma maneiras de tentativas de golpe, principalmente pela internet, mesmo que o velho golpe do bilhete premiado ainda esteja muito presente e, surta efeito.

        Sabemos que, no congraçamento natalino e familiar, a troca de presentes ainda é muito ativa e, pela falta de tempo, pela correria destes derradeiros dias do ano e pela comodidade, a internet é um dos meios mais usados para se adquirir mercadorias e agradar aos familiares e amigos.

        E é aí que mora um dos perigos.

        Sites falsos, boletos piratas, preços bombásticos, oportunidade única…assim é que as coisas acontecem e que os oportunistas agem.

        Todavia, no que tange a sua conta bancária, o dano vai ser muitíssimo maior.

        São informações de CPF, de carteira de identidade, de número de cartão de crédito com o código de segurança, enfim…até vocês podem achar que é um absurdo alguém fornecer tais dados, mas acontece.

        Por isso, viemos aqui alertar sobre o que existe por aí e a nossa volta com os festejos natalinos e de ano novo chegando, dando algumas dicas, as quais me foram enviadas pelo eficiente e meu saudoso Banco do Brasil e que eu gostaria de reparti-las com vocês, afinal de contas, caldo de galinha, maçã, guaraná e cautela, nunca é demais, senão vejamos:

  • Nunca digite ou informe as suas senhas no aparelho telefônico quando não estiver certeza de que está falando com o seu banco ou o seu gerente;

Cuidado com os “0800”

  • É comum que os golpistas orientem a vítima para que vá até um caixa eletrônico para fazer algum procedimento. Nunca faça isso sem antes falar com o seu gerente;
  • Sobre os pontos do seu cartão, você pode ser direcionado a uma página do banco falsa, na internet, e induzido a digitar o número da sua agência, da sua conta corrente e senhas, através de um link enviado por SMS;
  • Desconfie “SEMPRE” das promoções irresistíveis…geralmente são falsas e você sairá prejudicado.
  • Se algum familiar ou de sua relação próxima lhe pedir um “Pix”, investigue. A vítima pode ter o seu aplicativo de mensagens invadido ou o golpista se passar pelo teu parente ou amigo, fingindo que trocou o número.

 Vejam que são apenas algumas, das muitas regras, que você deve observar, para que não tenha que passar um fim de ano amargando um “baque” nas suas economias.

Espero que aproveitem.

Um forte abraço!