Casos de dengue tipo 2 no RS elevam sinal de alerta em Santa Cruz

0
217

O registro de novos casos da dengue tipo 2 no Rio Grande do Sul nos últimos meses preocupa profissionais da saúde e lideranças políticas. Segundo os especialistas, os dois sorotipos da doença têm transmissão e sintomas similares, mas o segundo pode facilitar reinfecções e desenvolvimento de quadros graves da doença. O tema motivou um pedido de informação do vereador Doralino Silveira da Rosa (PT).

Publicidade

No ofício encaminhado ao Legislativo, a Secretaria de Saúde informou que, atualmente, Santa Cruz do Sul tem apenas a circulação de dengue tipo 1, porém mantém constante vigilância de amostras de sangue. O material é enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen) para detecção de outros sorotipos. De acordo com a pasta, a cada caso suspeito notificado, uma equipe reforça a conscientização, realiza a limpeza no local e coleta larvas para análise.

Segundo o último balanço divulgado, 11 pacientes já positivaram para a doença neste ano. Em 2022, foram notificados 1623 casos. A Secretaria da Saúde comprou testes rápidos de dengue e os distribuiu para toda a rede municipal, que também oferece a testagem sorológica para todos os pacientes. “A prevenção também é amplamente trabalhada em todo o município com a atuação dos agentes de endemias e dos agentes de saúde”, destaca o texto encaminhado.

Fonte: Portal Arauto