Esta é uma boa pergunta.
O que acontece com quem não cumpre as suas promessas?
Normalmente quando alguém faz uma promessa, com toda a certeza ela está carregada de motivação por um fim, seja ele qual for, por si mesmo ou para as outras pessoas.
Prometer é algo também comprometedor, principalmente quando a promessa é pública.
Podemos prometer, por exemplo, numa roda de amigos que não vamos mais fumar, que vamos fazer ginástica, se encontrar mais, ou a nós mesmos, como arrumar o quarto todos os dias, varrer a casa sempre que sujar, comprar somente o necessário (essa para as mulheres é a mais difícil), enfim…
O corriqueiro é fazer promessa por algo difícil de acontecer, talvez até se esperando um milagre, caso contrário, não haveria a necessidade de tanto.
Existem promessas e promessas…
A promessa pela a saúde própria ou de outros, a promessa para alguém ser aprovado em algum concurso ou para si mesmo, a promessa de se sair bem em algum compromisso, numa palestra, como existem as promessas feitas em cima de palanques políticos.
Ah! Essa é anômala, diferente, atípica, deem o nome que quiserem.
Eu já a classificaria como surreal.
Leviana e incoerente porque nunca acontece, nunca é cumprida.
Aliás, tenho comigo que todo e qualquer candidato a cargo político deveria ter um plano de atuação para o seu mandato e, este plano deveria estar registrado em cartório e, com cópia para o Ministério Público.
Eleito, o MP passa então a observar suas ações, se o seu plano vem sendo cumprido ou não, caso contrário, seu mandato é cassado e assume o suplente (também com plano de atuação registrado e tudo mais).
Mas…
Porque fica muito fácil enganar o povo…basta subir em um palanque e prometer mundos e fundos, sem nem mesmo ter qualquer vontade de cumprir com aquilo que diz.
E é assim que sempre acontece e é assim que sempre eles fazem e é assim que sempre as pessoas engolem as promessas, infelizmente.
Tenho cismas com isso.
Alguma coisa precisa mudar a partir destas próximas eleições, caso contrário continuaremos a dar murros em ponta de faca, e nada vai melhorar neste país.
As promessas não cumpridas deveriam gerar indignação ao nosso povo, porque eles, os políticos, deveriam perder o respeito das pessoas, mas o que se vê não é isso, caso contrário o Congresso Nacional não seria do jeito que é.
Saibam que não cumprir promessas é uma demonstração de falta de integridade, é ausência de dignidade, retidão, é não ter decência e nem honradez.
Não cumprir as promessas feitas em cima dos palanques políticos, nos planos de governo, é perder totalmente a reputação e a confiança das pessoas, ou ao menos assim deveria ser.
E saibam mais:
“Fazer promessas à toa e não cumprir zanga a Deus, porque é uma falta de respeito para com Ele e as pessoas a quem foi feita a promessa. Uma promessa é um compromisso sagrado e deve ser cumprido (Eclesiastes 5:4-7).”
E com Deus não se brinca.
Pensem nisso…