Cosel

0
83

Que semana foi a semana passada! Chuva, vento, destruição. Muita árvore caída por aqui pelo Vau, e muitas delas sobre os fios da COSEL. Resultado, ficamos no escuro durante muito tempo.

Nessas horas, de tormentos por causa da inclemência climática, os nervos ficam à flor da pele. E é compreensível as pessoas ficarem nervosas por causa da falta de luz.

Temos grupos por aqui, nas redes sociais. O pessoal se comunica, “mais alguém sem luz?” e os relatos se espalham, daí alguém já sabe que caiu uma árvore aqui, ou sei lá mais o que.

Achei que dois fatos, entretanto, são dignos de nota.

O primeiro deles. A página da COSEL no facebook funcionou. Em praticamente todas as situações de falta de energia, uma postagem da cooperativa informava o ocorrido e dava uma noção do prazo para o restabelecimento da energia.

Esses informes tranquilizam muito o pessoal daqui, porque assim é possível saber que a COSEL sabe o que aconteceu e está agindo.

O outro ponto a ser observado é o tamanho do trabalho que os eletricistas da cooperativa estão realizando. Num dia desses tive a oportunidade de conversar com uma dupla deles. Ouvi suas histórias. É muita coisa para fazer, muito estrago para todos os lados.

Fico pensando, nesses eventos, cai arvore, corta fio, derruba poste. E tem que arrumar essas coisas com chuva, subir em postes que podem estar perigosamente soltos no solo encharcado do nosso Vau dos Prestes. Eu vi árvores frondosas e sadias tombarem com a força do vento. Simplesmente as raízes não conseguem suportar o peso do tronco, porque o solo está mole.

Enfim, temos razão nós, associados que ficamos no escuro e reclamamos. Mas também é preciso reconhecer que a turma da cooperativa tem trabalhado duro. Parabéns para eles.