CTG Rodeio de Encruzilhada comemora 48 anos de história

0
385

No último dia 05, o CTG Rodeio de Encruzilhada do Sul comemorou mais um ano de história. Um Jantar Baile animado pelo Grupo Os Mateadores e um cardápio que gerou elogios dos presentes, foi palco para a comemoração.

Publicidade

As mesas e o salão estiveram lotados durante toda a noite, em meio a declamações do prendado e o tradicional “parabéns crioulo” a data foi de confraternização e alegria.

Queremos agradecer a toda a comunidade encruzilhandense que se fez presente prestigiando nossa entidade e abrilhantou ainda mais a nossa noite. Foi um dia especial para todos que fazem parte desta casa, este dia representa mais um ano de muito trabalho, muita dedicação de todos e muitas realizações. Só temos a agradecer a dedicação de toda a equipe, que trabalha com entusiasmo pelo nosso Ctg. Que venham mais e mais anos de sucesso, alegrias, emoções e casa.”, agradeceu a Patronagem na rede social da entidade.

48 ANOS DE TRADICIONALISMO

Em abril de 1975 um grupo de tradicionalistas resolveu fundar um Centro de Tradições Gaúchas em Encruzilhada do Sul. Eram eles Adair Fritz Portela, João Alberto Vieira, José Silveira Azambuja, Vilson Correa, João Carlos Duarte, Arquimedes Portela, Olvídeo Maidana, Silvio Carlos da Silveira, José Machado da Silveira, Paulo Afonso Borba, Marco Antônio Kleinowski e João Coutinho.

Publicidade

As primeiras reuniões foram realizadas nas residências de João Alberto Vieira e João Carlos Duarte, enquanto o primeiro patrão provisório foi José Machado da Silva. Assim, ao dia 06 de maio de 1975 foi fundado o Centro de Tradições Gaúchas Rodeio de Encruzilhada e seu Estatuto. O nome foi definido entre três sugestões: Zeno Pereira Luz, Cerro Partido e Rodeio de Encruzilhada. Climério Pereira fez a doação de parte do terreno e vendeu a outra onde está atualmente erguida a sede social.

Na época foi construído um pequeno galpão, sendo o primeiro patrão João Alberto Vieira e a Primeira Prenda Clair Severo. Os primeiro fandangos eram realizados nos Clubes Encruzilhadense e Comércio. O primeiro rodeio crioulo ocorreu em dezembro de 1976, o primeiro fandango em 12 de dezembro de 1978 e o Sarau da Prenda Jovem em 11 de novembro de 1979.

Entidade que tem como principal objetivo divulgar e honrar as tradições gaúchas, o CTG Rodeio de Encruzilhada vem desde então construindo história através de seus departamentos campeiro, artístico e cultural.

Fonte: Jornal do Sudeste