Difícil entender a imitação

0
38

   Fui atrás das definições sobre o que hoje em dia, muito se vê por aí, mas ninguém nota e, se notam, ignoram o que é verdadeiro, tal qual uma mercadoria forjada, só que não…

         É um tema que se enreda por entre a inveja, talvez o ciúmes e muito, quando se usa a imitação, para se chegar a um intento maior, o que é difícil entender.

         Difícil, mas existe.

         Eu não tinha uma noção mais detalhada sobre o que é a inveja e o ciúmes, porque também, nunca foi de meu interesse.

         A inveja e o ciúmes são emoções complexas e naturais que quase todos experimentam em algum momento da vida, é o que dizem os entendidos.

Vamos tentar assimilar melhor cada uma delas:

– A inveja ocorre quando alguém deseja algo que outra pessoa possui, seja um objeto, uma qualidade, um jeito, uma escrita, um estilo, uma conquista, ou uma situação;

O ciúme, por outro lado, é geralmente relacionado ao medo de perder algo que já se tem, especialmente em relações pessoais.

         Fácil.

         Na questão da inveja, os muitos motivos podem ser por comparação social, onde este sentimento maléfico surge ao comparar uma vida com a dos outros, principalmente quando se acham em desvantagens; a autoestima baixa porque se sentem insuficientes, ou, o desejo de melhoria pessoal quando o que estava fazendo não deu certo e, num exemplo de sucesso encontra motivação para buscar melhorias pessoais, buscar um outro público que não o seu e alcançar objetivos similares aos que inspiraram a sua inveja.

         Já no sentido de ciúmes, podemos salientar sentimento de insegurança sobre si mesmo ou a dependência emocional, quando a felicidade de uma pessoa está fortemente atrelada a outra, o medo de perder essa fonte de felicidade pode gerar ciúmes.

         Mas vocês devem estar pensando: a troco de que, este cara está falando tudo isso?

         Pois saibam que, um interlocutor, trouxe a mim o pedido de tais informações, uma vez que estavam imitando o seu “hobby”, o qual também é o mesmo meu, ou seja, ele, notada e regularmente é um articulista em minha terra natal e, ao ser também leitor das minhas colunas, afirma minha experiência no tema.

– Prezado amigo: a imitação, que você pode interpretar como inveja e não como ciúmes, é quando você cria um conteúdo que é tentado a ser replicado, não só o estilo, como o tom, a estrutura, o teu jeito original de ser e de escrever, feito por diversos motivos, entre eles, o teu sucesso.

– Saiba, meu ilustre, que às vezes, imitar os hábitos ou estilo de outras pessoas ajuda ao imitador se sentir aceito em um grupo social, na sua empresa, no hobby, em algum lugar que provavelmente, ele possa angariar prestígio, pois que foi um fracassado no seu intento original.

– Pode, também, este imitador admirar o teu estilo, o teu jeito de escrever, de ver as coisas e de contar como as tuas histórias acontecem, ainda mais se o campo literário a que ele, possivelmente tenha se proposto em oportunidade outra, no entanto malsucedida, seja totalmente diferente do que sempre fizesses.

– Falta de personalidade, que leva-o a imitação?

-Quanto isso (a falta de personalidade), não tenho competência para tanto.

-Admirar um estilo, um tom, um jeito de contar as coisas, e levar ao cabo e efeito, é sim uma imitação, se por inveja ou ciúmes, cabe a você interpretar, todavia esta imitação parece ser o sucesso que advém daquilo que não pertence a ele.

         Também é no sentido de autodefesa, ou seja, em algumas situações, imitar pode ser uma estratégia de sobrevivência por um fracasso que foi sentido em outras tentativas passadas.

– Ou seja, é como ajustar o comportamento para se alinhar com normas, regras, estilos culturais e artísticos em um ambiente que nunca foi seu e, agora, por ciúmes ou inveja, imita-o.

Se sentir que a imitação está sendo usada de maneira inadequada por se passar por você, e isso (inveja, ciúmes, falta de personalidade?)  está sendo desconfortável, tenha calma e entenda que pode ser uma admiração, um aprendizado ou uma socialização, caso contrário, mande-o às favas.

 Tenho dito.

-:-

 

Cismas