Tenho visto, lido e ouvido muito sobre o empreendedorismo. E acho que confundimos empreendedores e empresários. Empresário é o sujeito que possui, administra e dirige uma empresa. Já empreender é uma coisa diferente. Empreender é uma atitude frente a vida, a comunidade, o mundo.
A mensagem mais vista é o que brasileiro é empreendedor. Negócios novos surgem todos os dias, como vemos mesmo na nossa cidade. É loja daqui, loja dali, comércios de todo o tipo. Embora haja um pouco de espírito empreendedor na atitude de procurar uma alternativa na vida, e visto que o emprego formal está cada vez mais escasso, abrir um negócio, a partir do momento em que se abre o comércio o empreendedorismo dá lugar ao empresarismo. Se é que existe essa palavra.
Tenho pensado sobre isso. Sobre o espírito empreendedor. E como ele pode mover a vida das pessoas. Entendo o empreendedorismo como a capacidade de transformar os sonhos em coisas reais. Talvez a pessoa sonhe em ser, sei lá, agricultor. Produtor de frutas. Procurar a terra, estudar, plantar, cuidar, podar, colher. Transformar a ideia em fruto, literalmente. Isso é empreender, mas existem outras empreendidas que podem ser tão ou mais importantes que essa.
Partindo dos sonhos, e da sua materialização, é preciso lembrar que os sonhos mudam. E o ser humano, quando realiza um sonho, inventa outros. Então, o espírito empreendedor precisa dessas mudanças, e de como uma coisa leva a outra. Planta fruta, colhe, e dali a pouco já quer fazer geléia, por exemplo.
Mas tem mais. Porque criar negócios não é tudo na vida. Todo mundo, num momento ou outro da vida, entende que é preciso ganhar um pouco de dinheiro para se sustentar. E o sustento pode vir de um negócio ou de um emprego. Mas a vida é mais que isso. Tem a diversão, tem os afetos, tem a espiritualidade, tem a saúde.
Parece, para mim, que compreender essas realidades, sonhar em todas elas, e criar mecanismos para crescer em todas essas áreas, é um comportamento muito empreendedor. Cada individuo é diferente, e uns conseguem mais sucesso aqui, outros ali. Uns cuidam mais ou menos de seus afetos, ou de sua saúde, outros de seu bolso. Mas é mesmo admirável aquele que consegue se equilibrar nessas coisas todas.
Uns diriam que atingiu um equilíbrio na vida. Outros que tem grande capacidade de empreender. Mesmo que não faça grandes negócios nem fique rico.