A Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2022, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou a cerimônia de premiação dos projetos-destaque no dia 9 de dezembro.
Receberam a premiação, 18 dos 73 trabalhos inscritos na Feira. Foram agraciados alunos desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Técnico.
Para a coordenadora geral da Feira de Ciências, professora Cláudia Mendes Mählmann, a premiação foi um momento único aos participantes e uma forma de reconhecimento da qualidade dos trabalhos realizados pelos discentes e docentes nas instituições de ensino. “Mesmo enfrentando adversidades e dificuldades, a qualidade dos projetos vindos das escolas de educação básica, em especial, os destaques, superaram as nossas expectativas.”
Além disso, foi um momento de comemorar o resultado da Feira de Ciências 2022 da Unisc, como um todo que, junto com as escolas. “Celebra o tempo de produção de conhecimento e de envolvimento de todos os que acreditam na educação e na ciência.”
A organização da Feira concedeu também Menção Honrosa para 10 outros projetos em função da qualidade, distribuídos entre alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Na avaliação de Cláudia, este reconhecimento é uma boa forma de valorizar mais trabalhos, uma vez que possuem igualmente os méritos de qualidade técnica, de criatividade e de inovação trazidos para o evento deste ano. Ela informa ainda que, até o início de 2023, os participantes da Feira de Ciências e comunidade em geral terão acesso aos arquivos no site da Unisc, onde constarão os resumos dos projetos apresentados, além de um e-book com os artigos dos 18 projetos-destaque.
Encruzilhada do Sul teve 3 projetos premiados.
Conheça os títulos dos projetos premiados, autores e orientadores:
Robótica Sustentável: trabalhando a conscientização ambiental e a criatividade dos alunos do EF 1. Autores: Antônia, Cecília, João, José, Marina e Lorenzo. Orientadores. Maicon, Karla e Theo. Escola Gomercinda Dorneles da Fontoura.
Projeto de implantação de plataforma digital em escolas públicas. Autores: Gabriel, Ingrid e Roberta. Orientadores: Theo e Thomas. Escola Gomercinda Dorneles da Fontoura.
Casca & Doce: a importância do reaproveitamento da casca da banana em escolas públicas. Autores: Cibele, Kailane e Camila. Orientadores: Theo e Joice. Escola Carlos Corrêa da Silveira.