Julia Mendonça lança livro contando sua história em Santa Cruz

0
1323

Na manhã da última sexta-feira (14), em evento realizado na EMEF Leonel de Moura Brizola, em Santa Cruz do Sul, aconteceu o lançamento do livro “Julinha: uma batalha pela vida”, que retrata a história de Julia Mendonça Vieira, uma guerreira que, aos sete anos de idade, sobreviveu a um terrível acidente automotivo.

Com a ajuda de sua professora Claudia D’Avila, ela teve um livro ilustrado produzido pela escritora Silvane Hamill e organizado pela Sromero Publisher. A produção do livro foi desafiadora, uma vez que a escritora vive nos Estados Unidos e teve que realizar diversas entrevistas e videoconferências com a protagonista da história e seu pai, Diogo Matos Vieira, e outras pessoas que fizeram parte dessa batalha, durante um período de mais de dois anos.

Durante o evento de lançamento, que reuniu todos os alunos da escola onde Julia estuda, no Bairro São João, a professora Claudia D’Ávila falou da relação muito especial que sempre teve com a menina. “Eu tinha momentos especiais com a Julia, mas não sabia explicar o motivo. O que aconteceu em setembro de 2019 mudou nossas vidas, nos uniu e foi um divisor de águas. Lembro da solidariedade dos colegas com ela, vibrando em cada vitória. Depois do que aconteceu, fui atrás de informações, porque eu não conhecia a história, não conhecia a família. Conversando com o pai, vendo ele ficar gigante e cheio de força, veio um sentimento meu, de mãe também. A fé e a arte foram fundamentais para essa recuperação. Quero que essa história sirva de lição, de emoção para todos nós, e que multipliquemos esta história“, contou a professora.

O pai de Julia, Diogo Matos Vieira, contou o processo para a história da filha se transformar em um livro. “O livro conta de uma maneira lúdica, de uma maneira muito tranquila a rotina de uma UTI hospitalar, onde só se tem quadros muitos grave de crianças doentes. E a Julia vivenciou isso durante 90 dias na UTI. Após a superação destes acontecimentos, ela começou a melhorar o quadro dela e ela acabou conhecendo a Silvani Ramil, que é a escritora da obra. Juntas elas decidiram colocar no livro essa história para mostrar ao público que sempre há uma saída. Que este milagre que aconteceu na vida dela possa motivar outras pessoas. A gente comemora a vida, a saúde da Julia e o lançamento deste livro“, destacou Diogo.

Publicidade

No dia 20 de setembro de 2019, um acidente de trânsito na RSC-471, em Encruzilhada do Sul, matou três pessoas e deixou duas crianças gravemente feridas. A colisão envolveu um carro e um caminhão. A condutora do veículo, Silmara de Oliveira, de 27 anos, madrinha de Julia, e a mãe da menina, Ivanete Mendonça, de 32, caroneira, morreram no local.

O pai salientou que o acolhimento que Julia teve na escola foi fundamental, e o lançamento do livro comprovou todo o carinho. “Foi muito importante para a Julia, para ela se sentir ainda mais amada e querida aqui na escola, que a recebeu muito bem. No início ela estava receosa por ser a única aluna com cadeira de rodas, mas todos entenderam e abraçaram ela de uma forma calorosa“, comentou.

O livro traz, de forma lúdica, toda essa história. A escolha por esse estilo de texto foi em comum acordo entre a escritora e a família, para que pudesse também trazer um público infantil para a leitura. “O livro tem imagens, através de desenho, dela hospitalizada. Momentos em que me fantasio de super-heroína para que ela fizesse um procedimento no Hospital. Foi feito para atingir todos os públicos, seja adulto ou infantil“, explicou Diogo.

O secretário municipal de Educação, Wagner Machado, também esteve no lançamento do livro para prestigiar a história de superação de Julia. “Esse livro conta, acima de tudo, a história de uma menina batalhadora, que está ensinando muita coisa para as pessoas. O mundo precisa de histórias de superação, de amor, de inclusão. Que possamos aprender com a história da Júlia“, salientou Machado.

Julinha, que agora tem 11 anos de idade, permanece em tratamento e acompanhamento médico, com o apoio da família. Os exemplares do livro podem ser reservados pelo Instagram @autorajulinha e retirados pelo valor de R$ 39,70 na Rua Senador Pinheiro Machado, nº 484, em Santa Cruz do Sul, com Margô Gottardo, diretora do polo da Unicesumar, que é apoiadora literária desse projeto.

Fonte: Portal Arauto