Logística e Transporte lidera demanda por profissionais em 96,15% dos estados Ocupações industriais precisam ser preenchidas com pessoas qualificadas até 2027

0
112

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, realizado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI), o Brasil precisará qualificar 14 milhões de pessoas em ocupações industriais em quatro anos. Desses, 2,2 milhões são em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 11,8 milhões em treinamento e desenvolvimento, para trabalhadores que precisam se atualizar.

Publicidade

A área de Logística e Transporte será a que mais exigirá novos profissionais até 2027 em 96,15% dos estados brasileiros, com exceção de Alagoas (AL), onde esse setor não aparece como o primeiro mais demandado, mas sim, como o segundo.

Para Guilherme Salles, professor do curso de Logística EAD da UniCesumar, o crescimento do setor logístico tem grande contribuição da globalização e nos novos modelos de negócios, e que a tendência é aumentar ainda mais. “O transporte, especificamente, é um dos tripés da logística, que é fundamental para todas as etapas do processo. Existe uma frase popular que diz: “Movimentou? Então, é logística”, diz o professor.

Salles ressalta também que o crescimento dos e-commerce tem grande impacto no crescimento do setor. “A compra e a entrega rápida demandam cada vez mais processos integrados, que funcionem de forma orgânica e simultânea. No e-commerce, conseguimos visualizar praticamente todos os processos logísticos. Geralmente, imagina-se somente a etapa final da entrega, mas o processo precisa funcionar de forma fluida, de modo que, ao se findar uma etapa, outra se inicie. Em outras palavras: assim que o pedido for recebido, o estoque precisa ser separado, para que a expedição forneça o destino correto, para que então o transporte possa carregar e alocar na rota que tenha mais eficiência”. Importância da formação acadêmica e as habilidades mais buscadas na área.

Publicidade

A graduação em ensino superior é um requisito básico para cargos de nível intermediário em logística. Para alguns cargos iniciais, como auxiliar e assistente, é exigido ao menos que o candidato esteja cursando. “Na UniCesumar, temos a Graduação Tecnólogo em Logística com duração de 2 anos, em que alunos são capacitados para a atuação no mercado de trabalho. O curso é amplo e transita nas diversas áreas da logística – produção, modais de transporte, canais de distribuição, gestão de projetos, logística reversa, logística internacional, entre outros.”, salienta Salles.

O professor elenca as habilidades mais requisitadas pelos recrutadores em um profissional de logística:
• Pensamento crítico e analítico;
• Capacidade de adaptação;
• Atenção para resolução de problemas complexos;
• Organização;
• Capacidade de seguir as padronizações dos processos.
Durante toda essa semana de 10/02 a 16/02, o Polo UniCesumar está com condições especiais para Graduação em Logística, para mais informações faça uma visita ao Polo, na rua Bento Gonçalves, 734, centro, ou entra em contato pelo whats; (51) 99177-2343.

Publicidade

Sobre a UniCesumar
Com 35 anos no mercado educacional e desde 2022 como uma das marcas integradas ao grupo Vitru Educação, a UniCesumar conta com uma comunidade de mais de 400 mil alunos. Atualmente, possui uma robusta estrutura de Educação a Distância (EAD), com mais de 1,3 mil polos espalhados por todas as regiões do país, além de três unidades internacionais localizadas em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). No ensino presencial, destaca-se o curso de Medicina, oferecido nos campi de Maringá (PR) e Corumbá (MS), juntamente com outros três campi localizados em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa (PR). O Polo UniCesumar Encruzilhada do Sul – RS, completou 5 anos em novembro de 2024. Como um dos dez maiores grupos educacionais privados do Brasil, a UniCesumar oferece um portfólio diversificado com mais de 350 cursos, abrangendo graduação, pós-graduação, técnicos, profissionalizantes, mestrado e doutorado. Sua missão é promover o acesso à educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação