A palavra da semana é “Narrativa”. Foi usada diversas vezes pelo Presidente Lula durante a visita do vizinho Nicolas Maduro. Nosso presidente referia-se a situação politica e econômica da Venezuela, afirmando que o mundo precisa ouvir a narrativa do vizinho presidente sobre os fatos.
Longe de mim pretender criticar ou corrigir qualquer pessoa, muito menos dirigentes mundiais. Todavia, a palavra “narrativa” me pareceu nova no linguajar político e motivou uma pesquisa nos dicionários do google.
A melhor maneira de explicar o que entendi de minha pesquisa é a que segue, ainda sobre a Venezuela:
Milhares de venezuelanos estão deixando o país, refugiando-se nos países vizinhos, inclusive no Brasil. Chegam reclamando da inflação, da fome, da falta de oportunidades, da violência, e alguns, inclusive, de perseguições. Esse é um fato, noticiado nos jornais e televisões, inclusive presenciado por muitos.
Certo. Mas aí vem a pergunta: por que isso está acontecendo? A Venezuela é rica em petróleo, de fácil extração. O petróleo vale muito dinheiro. Como pode haver pobreza no país?
Existe uma versão, contada por boa parte da mídia, pelo mundo afora. O Chavismo, sistema de poder que iniciou com o falecido Hugo Chaves, sucedido pelo atual Maduro, é um regime forte, que inviabilizou a classe média, corrupto, não democrático e por isso o país andou para trás.
Como forma de dificultar as coisas para o regime venezuelano, alguns países, liderados pelos EUA, resolveram boicotar o comércio petroleiro. A Venezuela tem dificuldades em vender petróleo. Daí a falta do dinheiro.
A versão do governo da Venezuela passa pelo imperialismo norteamericano, que pretende inviabilizar um governo que não se alinha a suas políticas. Como os gringos mandam em meio mundo, países diversos seguem suas sanções e não compram o petróleo dos nossos vizinhos.
Assim, resumindo, existe a versão de que o regime governamental venezuelano é responsável pelas mazelas do povo. E existe a versão de que a culpa é do imperialismo ianque.
Onde se encaixa a narrativa nessa história toda? Narrativa, segundo os dicionários do google, é forma. Por exemplo, a história que acabei de escrever. Apresentei um fato e duas versões. A maneira como tentei explicar isso é a minha narrativa. Por isso, na minha opinião, quando o Presidente Lula usa a palavra “narrativa”, está, na verdade, propondo ao Presidente Maduro, que apresente sua “versão”.