JÁ ERA E UM SUSTO…
Se alguém e em algum dia acreditou no Grêmio em ser o campeão deste Brasileirão, ainda ontem perdeu todas as suas esperanças.
Com uma goleada de 3 X 0 para o Galo Mineiro e a queda do G4, não resistindo a pressão dos atleticanos, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense deu adeus às suas prováveis pretensões de ser campeão.
Em um jogo onde a superioridade do adversário foi marcante deste os primeiros minutos, o Tricolor Gaúcho ratificou sua fragilidade defensiva, com um meio de campo totalmente burocrático e, em seu ataque (já de muito tempo atrás), com o provável craque do campeonato, Suárez, totalmente isolado e com a missão de resolver a partida.
Impossível.
Os números não mentem: 53 gols sofridos neste campeonato, ou seja, mais do que em 2021, quando foi rebaixado para a segunda divisão.
A defesa tricolor é a 4ª pior defesa do campeonato.
Aliás, assim como também o seu arquirrival, Internacional, o time tricolor não possui um banco de reservas à altura do que exige a competição e, portanto, não tem muito o que fazer, a não ser turismo.
Ainda ontem, o goleiro Grando e o lateral esquerdo Reinaldo, deixaram visíveis as suas deficiências e, com mais Cristaldo, Carballo, Galdino entre outros, ficou demonstrado de que não são úteis ao que merece o Grêmio.
O esquema de três zagueiros exige uma melhor marcação para não dar o contra-ataque ao adversário e ontem, com a deficiência clara e contundente da ineficiência dos seus alas, foi por onde o caminho da goleada do Atlético Mineiro passou a ser construída.
E outra constatação: todas as datas “parada Fifa”, foram extremamente maléficas para o Grêmio, basta ver o que aconteceu, basta ver o retrospecto após estas datas.
Se ainda tiver a pretensão de se tornar um dos integrantes da Copa Libertadores no ano que vem, vai ter que fazer o dever de casa contra o Goiás, o Vasco e mais alguma “coisita” …
Aliás, Renato Portaluppi vem dando algumas pistas de que não ficará no Tricolor Gaúcho para a próxima temporada…ou está enredando o rastro…
Já o Internacional, contra o Red Bull Bragantino, fez o seu dever de casa e, demonstrou nos minutos finais da partida o que realmente queriam, ou seja, mesmo que uma vitória magra, mas queriam, isto sim, fugir definitivamente da possibilidade de uma segunda divisão no ano que vem.
Tiveram um certo medo, mas conseguiram o seu intento.
Sem Alan Patrick e Aránguiz, teve somente 34% de posse de bola, o que evidenciou seu entrincheiramento na defesa, ou seja, não levar gols e, nos contra-ataques, a possibilidade de marcar gols.
O gol veio de um pênalti que realmente existiu, contudo, após o feito, as coisas ficaram por conta de uma retranca evidente, todavia os 46 pontos já adquiridos praticamente impede o rebaixamento.
Alívio total na torcida colorada.
O sonho gremista já era e o rebaixamento do colorado foi apenas um susto…