PAPO-RETO (Coluna de Opinião)

0
496

FALTA DE ÉTICA

         Então vejamos…apelemos para o dicionário:

Ética – reunião das normas de juízo de valor presentes em uma pessoa, sociedade ou grupo social. Sensatez, bom-senso, ponderação.

         Eis o que está lá escrito.

         Vamos a um fato hipotético do qual eu convido você para ser o personagem principal.

         Você, diga-se de passagem, é um empresário que já passou por poucas e boas, contudo, neste momento vive uma boa fase da sua vida e a sua empresa vai de “vento em popa”, ou seja, está navegando em ventos de condições muito favoráveis.

         E, nesse contexto, além de você é claro, está na sua equipe um ótimo funcionário que estava na berlinda até bem pouco atrás e, você foi lá e o trouxe para sua equipe, dando-lhe uma outra oportunidade dele demonstrar todo o seu trabalho.

         Estava na berlinda e isto quer dizer que ninguém havia se lembrado dele e, muito menos ter buscado-o para voltar a ativa, mas, você fez isso.

         Deu certo!

         Este teu funcionário enfiou a cara no trabalho, conquistou toda a equipe e com isso, a tua empresa deu um salto e hoje está muito bem obrigado.

         Aliás, suscita no seu mercado muita inveja e com certeza os olhos grandes desejam o teu sucesso, afinal de contas, tens os suplantado em todos os índices.

         Mas, a bem da verdade, neste mesmo mercado existem os tubarões, ou seja, aquelas empresas que possuem muito mais condições que tu, muito mais capital que tu, muito mais dinheiro que tu e, em sendo assim, neste mar todo, tu és um peixe muito pequeno para eles.

         Não és, sob hipótese nenhuma, páreo para eles.

         Então, eles para não terem tanto trabalho assim, não terem que fazer pesquisa, procurar um agulha no palheiro, simplesmente vão lá e oferecem “mundos e fundos” para este teu funcionário, sendo o qual tu o trouxe da inércia para o turbilhão do mercado.

         A velha, selvagem e cruel tática de quem pode mais, tem mais, contra quem tem menos e pode menos.

Falta de ética.

         Vamos ser contemplativos e não culpar o teu funcionário que, estava esquecido, tu o trouxe para o mercado e ele ganhou os holofotes do mundo dos negócios, afinal de contas, tudo é movido por dinheiro, por salário…não sejamos hipócritas porque é isso mesmo e ele, o teu funcionário foi atrás do “muito mais”.

         Todavia, a empresa que te “acachapou”, que “roubou” este teu funcionário, e vai te deixar “a ver navios”, pois quem vai ter que procurar substituto no mercado vai ser tu e sabe-se lá o que tu vai encontrar…provavelmente sem nem te dar satisfações, oferecendo a ele o que ele não ganhava de ti, oferecendo o que tu nunca teve como pagar, merece o quê?

         Seja sincero…o que você estaria pensando neste momento, pois afinal de contas, depois da tua descoberta, do tesouro que encontrastes, o teu barco pode afundar…

         Cada um tem as suas convicções…teu funcionário eu não o culparia na sua totalidade, todavia “o tubarão” …ah! o “tubarão” agiu sem nenhuma ética, sem sombra de dúvidas.

         Sim, é isso mesmo: Inter X Juventude e Roger Machado.

         …normas de juízo de valores presentes em uma pessoa, sociedade, ou grupo social… sensatez, bom-senso, ponderação.