Política, samba e futebol

0
160

Não restam dúvidas de que estamos vivendo um período conturbado na política deste país.

        Esquerda, direita, direita, esquerda…polarização maçante…

        Pé no saco…

        Não vamos entrar em detalhes, todavia, todos os dias, de todas as semanas e todos os meses, são estampadas pela imprensa nacional, as mais diversas notícias e, infelizmente, quase todas recobertas de muito pessimismo em relação a ciência do governo dos povos.

        Deixemos a hipocrisia de lado: o que o povo tem de bom para comemorar, no que tange a este quesito?

        Saúde…? Educação…? Segurança…? Efeitos climáticos…? Infraestrutura…?

        E por aí vai…

        Também fica por conta de tudo isso essa famigerada polarização que, excede ao bom senso e, invade o campo da agressão, seja ela verbal ou física.

        O exemplo da beligerância está nas redes sociais, quando as ofensas verbais de um lado e outro extrapolam a “boa vizinhança”, “aos bons modos e costumes”, a ética…a tolerância…a educação…a empatia…

        Ao bom alvitre, deixemos para os canais competentes, os péssimos exemplos das agressões físicas que todos nós conhecemos e que foram largamente divulgados por esta mesma imprensa, que também adora sensacionalismo.

        E não me venham dizer que não…estão aí e em todos os lugares, jornais e jornalistas parciais, tendenciosos, partidários e militantes.

        Enfim, tudo isso para exemplificar que, realmente, nada neste país, politicamente, se pode dizer, ao menos, de que está bom.

        Talvez, a palavra mais certa para que se defina tudo isso é: sufoco!

        O povo brasileiro está sufocado com tantos revezes no seu dia a dia.

E, no roldão deste pandemônio, neste engasgo todo, jogam demasiadamente errado e no “olho do furacão, as melhores coisas de que o povo tem para se divertir neste país: o samba e o futebol.

– O brasileiro nem tá para tudo isso, só quer samba e futebol!

        Não, não é verdadeira a afirmativa de que o brasileiro não está nem aí para com o seu país, pois que só quer samba e futebol.

        Deixem de lado este baixo astral…o samba e o futebol, digamos assim, é o lenitivo, o bálsamo, o refrigério deste povo sofrido que, tenho certeza absoluta, gostaria de estar vendo um Brasil pujante, desenvolvido, com oportunidades de trabalho, com paz e muita harmonia…junto com o samba e o futebol.

        Todavia…

        Nossos conterrâneos buscam nos gramados e nas rodas de samba (vem aí o carnaval, o maior espetáculo a céu aberto do mundo), o pulsar descompassado do coração, na busca de apenas e tão somente poder angariar alegrias e serenidade na alma e no coração, que o cotidiano não lhe traz.

        Isto não é errado não! Ao contrário.

        Não culpem a quem buscar no samba e no futebol um pouco de paz, um pouco de tranquilidade, um pouco de serenidade… O que se quer mesmo é ficar longe, muito longe da “grenalização” política, das mazelas dos dias, da carestia, da violência, da falta de infraestrutura, da saúde sucateada e, principalmente, da fome que machuca tanto o âmago de quem a vive.

 Por tudo isso, não culpem quem não crê na política e nos políticos deste país, mas gosta de samba e futebol…se deem a devida compreensão!

“… recortou o jornal e saiu à procura de um trampo decente, mas trabalho ele não conseguiu, pois não era tão experiente, procurou seu amor e chorou pela realidade da vida, ainda bem que seu time ganhou e a escola venceu na avenida.” Leci Brandão

-:-

CISMAS

Esta coluna contém informação e opinião.

Direitos Reservado na Lei 9610/98.