A MetSul Meteorologia alerta para uma sequência de vários dias de instabilidade no Rio Grande do Sul que trará altos volumes de chuva para diversas regiões do estado com acumulados em algumas localidades bastantes altos, embora distantes dos extremos do fim de abril e o começo de maio.
O que vai ocorrer? Uma frente fria se aproxima e já induz instabilidade da tarde para a noite deste sábado em pontos do Oeste e do Sul gaúcho, talvez alcançando alguns poucos pontos do Centro do estado. A chuva, entretanto, será irregular e na maioria dos locais em que chover será pouco. Neste domingo, a frente fria avança e estará sobre o Rio Grande do Sul com chuva em todas as regiões no decorrer do dia, embora de forma irregular e com alguns períodos de melhoria. Há risco de chuva mais forte e com maiores volumes na Metade Sul do estado.
Isso fará com que a grande parte da semana que se iniciará tenha instabilidade no Rio Grande do Sul com sucessivos dias de chuva. Não chegará a chover o tempo todo e vão ocorrer momentos de melhoria, mas o tempo não vai chegar a firmar no território gaúcho.
Enfatizamos que este episódio de chuva, embora com altos volumes, não tem qualquer comparação em gravidade com o do fim de abril e o começo de maio que trouxe as enchentes históricas no Rio Grande do Sul. Os volumes naquele evento excederam 500 mm em poucos dias em diversas cidades com acumulados de 700 mm a 800 mm em períodos de dez dias em algumas. Apesar de não ser uma situação grave como a de três meses atrás, a chuva poderá causar transtornos em algumas cidades como alagamentos e subida de arroios e córregos com dificuldade de locomoção em estradas rurais. Mesmo a subida de rios no Sul gaúcho não pode ser afastada.