Comércio do Vale do Rio Pardo apresenta desempenho semelhante ao de 2022

0
685

O Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) concluiu a análise de vendas relacionadas ao Natal de 2023, fechando o balanço praticamente sem crescimento no percentual de vendas. Movido pela redução no percentual de inadimplência em dezembro, o varejo contabiliza um resultado semelhante ao do Natal de 2022.

Publicidade

Segundo o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, para os segmentos de vestuário, calçados, bazar e brinquedos, o período foi melhor. “Estes são os responsáveis pelo índice positivo. Por outro lado, infelizmente, alguns segmentos não registraram o mesmo desempenho, razão pela qual a gente contabiliza de maneira geral, um Natal semelhante ao que foi em 2022, na retomada das vendas após o Covid-19”, avalia o presidente.

Embora não tenha registrado crescimento no comparativo de vendas entre 22 e 23, o resultado ainda é considerado positivo, uma vez que o desempenho medido no Natal anterior reflete a retomada da economia pós-pandemia. “A gente confessa que esperava mais, um aumento no volume de vendas, pois tivemos uma redução de quase um ponto percentual no índice de inadimplência. Numericamente pode parecer pouco, mas isso representa milhares de CPFs que estavam negativados e foram reabilitados às compras entre novembro e dezembro”, diz.

No comparativo, o mês de dezembro de 2023 registrou um índice de 27,19% de inadimplência em Santa Cruz do Sul, contra 27,97%, no mês de novembro. “No nosso entendimento isto é um fato muito positivo, pois mostra que o cliente está interessado em pagar suas dívidas e restabelecer o crédito”, pontua o dirigente do Sindilojas-VRP.

Publicidade

Black Friday e 13º salário

A super liquidação do comércio – a Black Friday – realizada na última sexta-feira do mês de novembro, às vésperas do início das compras de fim de ano e o pagamento do abono de 13º salário contribuíram, cada um de seu modo, para o resultado do varejo.

Mauro Spode revela que alguns estabelecimentos, nos quais foi viável a adesão à liquidação de novembro, o consumidor aproveitou para antecipar as compras de Natal. “E esta foi a venda que fez diferença nas últimas semanas do ano. Já o pagamento do abono de 13º salário, que fica para o dia 20 de dezembro, levou para as lojas uma grande quantidade de compradores, repetindo o movimento que se nota nos dias que antecedem o Natal”, complementa o presidente.

Publicidade

Facilidade para quitação de dívidas

De acordo com a Coordenadora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) em Santa Cruz do Sul, Gicele Fernandes Arruda, durante todo o ano de 2023, o índice de inadimplência local se manteve abaixo das médias estadual e nacional. “O próprio cartão de crédito, que é uma das modalidades de venda a prazo é o responsável por boa parte da inadimplência do consumidor”, explica.

Já a realização do Super Feirão Zero Dívidas, realizado em novembro, na própria sede do Sindilojas-VRP, colaborou muito com a recuperação do crédito e, em consequência disto, a elevação do consumo no período. “Além disso, neste ano o feirão permitiu que pudéssemos nós mesmos intervir na negociação e, em alguns casos, já emitir o boleto para pagamento do valor. Esta facilidade foi decisiva para o sucesso da operação.” O Sindilojas-VRP segue como ponto fixo de quitação de dívidas, chamado de “Lugar Certo”, durante todo o ano.

Com relação ao perfil do consumidor inadimplente, a maior parte é formada por mulheres – que em muitas famílias são as responsáveis pelas compras da casa – porém, com uma pequena alteração na faixa etária. Em dezembro passado, a maior quantidade de consumidoras inadimplentes consertava-se na faixa dos 30 aos 34 anos, na faixa de renda per capita entre meio e um salário-mínimo.

Fonte: Assessoria de imprensa